Secretaria de Mulheres promove encontro de formação política com parlamentares

Encontro das Parlamentares Petistas” vai contar com a participação da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e da secretária Nacional de Mulheres, Anne Moura, entre outras lideranças (Site do PT)

Atividade será realizada na sede PT Nacional, em Brasília, nesta terça (28), com participação de senadoras, deputadas federais e estaduais, prefeitas e vice-prefeitas, vereadoras e lideranças do partido;

Encerrando o mês de março e com o objetivo de reunir senadoras, deputadas federais e estaduais, prefeitas e vice-prefeitas, vereadoras e importantes lideranças do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, a Secretaria Nacional de Mulheres vai realizar a primeira atividade de formação política do ano nesta terça-feira (28). O “Encontro das Parlamentares Petistas” vai contar com a participação da  presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, da secretária Nacional de Mulheres, Anne Moura, e de importantes nomes de companheiras do partido.

Em entrevista ao Jornal do PT, Anne explica os objetivos do encontro: “Amanhã será o encontro das parlamentares do PT. Esse é o momento para a gente se organizar e conversar. Nós temos muito orgulho de ter eleito a maior bancada de deputadas federais, dezoito. A gente vem em uma crescente de organização, ampliando a presença das mulheres na política, mas é importante também para a gente se encontrar para falar dos desafios que estão colocados. Ano que vem tem eleição, em 2024”, informa.

Para as companheiras que não puderem vir para Brasília, o evento poderá ser acompanhado via Zoom, conforme explica Anne: “Quem não puder vir para a cidade, o nosso encontro será semi-presencial, sendo possível acompanhá-lo pelo Zoom. Para ter acesso à sala, basta mandar uma mensagem para a Secretaria Nacional do PT para  ter o link de acesso. As companheiras poderão mandar suas ideias. Todas serão muito bem-vindas”. As redes da SNMPT no Instagram e no Facebook estão ativas para recebimento de dúvidas.

Processo de escuta e troca com as mulheres eleitas

A secretária Nacional destacou, ainda, que o encontro será importante para estimular a troca de experiências e olhares, com especial destaque para o tema da violência política de gênero, prática que cada vez mais atinge número maior de mulheres que ocupam espaços de poder e decisão.

“Tem acontecido com todas as mulheres que têm mandato, que é muito grave, não só no processo da disputa, que é a questão da violência política de gênero”, argumenta. “Portanto, nós vamos fazer um encontro para a gente conversar sobre como a gente se organiza para enfrentar a violência política de gênero, mas, principalmente, para a fazer essa conexão com as pautas tão importantes que são as pautas das mulheres”, relata.

Com o início do governo do presidente Lula, tanto parlamentares da bancada quanto gestoras e lideranças ainda não tiveram a chance de se reunirem abertamente para compartilhar como têm sido estes primeiros meses. “É um governo novo, temos ministérios, temos várias políticas públicas, e a gente precisa fazer isso chegar de forma organizada e conectada através da comunicação e nada melhor do que a gente se encontrar para organizar a nossa luta”, afirma.

Programação do encontro

Além da mesa de abertura, que está prevista para às 9h, a programação prevê três painéis temáticos e uma atividade na Câmara dos Deputados.

Às 10h começará o painel que vai abordar o tema “Violência Política de Gênero: Desafios para consolidação da Equidade na Política”, que terá representantes da ONU Mulheres, do Observatório Nacional da Mulher na Política, e dos Ministérios das Mulheres, dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Igualdade Racial.

A mesa “Diagnóstico Das Mulheres Na Política” será conduzida pelo Instituto Alziras, importante organização sem fins lucrativos que possui a  missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública. A previsão de começo será às 11h.

Em seguida, às 12h, virá o painel “Elas por Elas: Planejamento para Construção de Estratégias Parlamentares”.

Já no período da tarde, às 15h, as companheiras deverão ir para o ato de lançamento da campanha de Combate à Violência Política de Gênero, que será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Retomada do Elas por Elas

O projeto que potencializou a ampliação de mulheres nos espaços de poder, o Elas por Elas, e que está ativo desde 2018, será ponto de especial destaque amanhã, a partir do processo de escuta entre as eleitas. “Nós gostamos sempre de fazer essa escuta. É claro que nós temos o projeto Elas por Elas e tem sido comprovadamente o resultado da ampliação das mulheres na política, mas esse momento é o momento de escutar”, comenta Anne.

“Mês que vem queremos lançar o projeto Elas por Elas 2024”, conta a secretária. “Portanto, é fundamental conversar com as mulheres eleitas para que elas possam avaliar o que precisa melhorar, o que precisa fazer para consolidar mais a presença das mulheres na disputa eleitoral e também prepará-las para quem tem pretensão de disputar (cargos) para prefeitas, por exemplo, para a gente começar a organizar”.

“E com toda a certeza nós teremos muitas mulheres disputando cargos majoritários. Então vamos conversar, mas também fazer essa escuta que é fundamental para que a gente vá aperfeiçoando nosso projeto. O projeto não é quadrado ou fechado, ele sempre está no processo de aperfeiçoamento, e é fundamental para nós ouvir as parlamentares eleitas”, afirma Anne.

Encerramento do evento

Para encerrar o dia, às 20h, haverá o Jantar Lilás, que objetiva conectar as parlamentares do PT e as mulheres que estão integrando o governo federal, além de fomentar o autofinanciamento das companheiras de partido. “Ainda estamos comemorando o mês de março, queremos fazer um grande encerramento para encontrar todas as companheiras que são parlamentares, as que estão no governo federal, os convites estão acabando, mas ainda restam alguns. Vamos comemorar e encerrar o mês de março com chave de ouro com tudo aquilo que o nosso presidente anunciou para nós, mulheres”, informa Anne.

Os convites podem ser adquiridos via WhatsApp (61) 3213-1400. As vagas são limitadas.

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também