O seminário “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas” será realizado no dia 31 de maio, no Centro de Convenções Brasil 21. O objetivo do evento, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres no PT, é fazer um balanço das melhorias e avanços ocorridos desde que o partido adotou a paridade de gênero em todas as instâncias do PT.
A paridade foi aprovada em 2011 e colocada em prática em 2013. A reflexão, segundo a secretária das Mulheres, Laisy Moriéri, é oportuna porque neste ano será completado o ciclo do primeiro mandato das executivas municipais, estaduais e nacional, depois da paridade.
A agenda antecede o 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de junho, também na capital federal. Laisy Moriéri explicou que seminário será realizado em duas etapas. Na primeira mesa, a pauta será: “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas numa visão sociológica”. Ela explica que objetivo dessa mesa é refletir a participação das mulheres e o feminismo de um ponto de vista histórico e sociológico.
A implantação da paridade de gênero será pauta da segunda mesa, intitulada de “Paridade no PT: do direito ao fato”. Laisy acredita que, embora o PT discuta a questão da mulher dentro do partido desde sua fundação, e os governos Lula e Dilma Rousseff tenham implantado políticas públicas e de representatividade, ainda há muito o que evoluir nessa questão.
Serviço
Seminário “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas”
Data: 31 de maio
Local: Hotel San Marco (Brasília – DF)
Hora: Credenciamento às 13h30. Evento previsto para começar às 14h30
PT na Câmara, com PT Nacional