Em nota assinada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, o partido prestou homenagem ao ex-deputado, jornalista e ativista ambiental Alfredo Sirkis, morto na sexta-feira em acidente de carro, no estado do Rio de Janeiro. “Nesse momento, sua partida comove pessoas em toda parte, dos seringais da Amazônia, que defendeu com Chico Mendes, aos espaços globais da agenda ambiental que ajudou a construir”, afirma o parlamentar.
Leia a íntegra da nota:
“Homenagem ao imprescindível Alfredo Sirkis
Alfredo Sirkis é um daqueles homens imprescindíveis que nos fala Bertold Brecht em seu poema Os que lutam. É, porque a presença desses protagonistas da história permanece para sempre, mesmo que já não estejam entre nós. Permanece na memória, na saudade e na luta, como um farol a indicar o caminho a seguir.
Sua trajetória de vida nunca perdeu a referência da utopia de uma sociedade justa e igualitária, reconciliada consigo mesmo e com a natureza. E mostrou como alcançar esse objetivo com ações e atitudes práticas, seja na resistência à ditadura, seja nas demais frentes que militou como jornalista, ativista ambiental, gestor público e líder político.
Nesse momento, sua partida comove pessoas em toda parte, dos seringais da Amazônia, que defendeu com Chico Mendes, aos espaços globais da agenda ambiental que ajudou a construir.
A história do ambientalismo do Brasil e do mundo foi escrita e será contada com os feitos de Sirkis. E a melhor homenagem que podemos render a ele, é nos comprometendo em ecoar sua voz, seu pensamento e sua prática em prol da sustentabilidade ambiental e da justiça social em todas as frentes de luta.
É esse compromisso que nós, ambientalistas do Partido dos Trabalhadores, assumimos também como forma de solidariedade aos familiares e amigos de Alfredo Sirkis.
Alfredo Sirkis, presente!
Nilto Tatto
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT
Redação PT na Câmara com Agência PT