A deputada Moema Gramacho (PT-BA) protestou, em plenário, contra a postura do Governo interino de Michel Temer que “não está nem aí para a questão das mulheres, que não sabe nem do que se trata a questão de gênero nem a luta das mulheres “. Ela questionou a nomeação da ex-deputada Fátima Pelaes para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
“Eu não estou aqui para fazer nenhum julgamento sobre a ex-deputada Federal nesta Casa, não me lembro de qual tenha sido a sua atuação naquela oportunidade. Mas ela já declarou ser contra o aborto mesmo nos casos de estupro! Ou seja, ela é retrógrada ao ponto de voltar no tempo para antes do Código Penal de 1940, que permite o aborto nos casos de estupro!”, disse.
Para Moema Gramacho, as mulheres brasileiras não se sentem representadas por esta Secretária da Mulher. “Se ela já assume a Pasta com essa concepção de não ser favorável ao aborto, mesmo nos casos de estupro, o que é permitido pelo Código Penal, de 1940, ela mostra como vai dirigir essa Secretaria. É a Secretaria com a cara deste Governo, conservador, machista, golpista e incapaz de entender a linguagem do povo”, finalizou.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente