Se depender do esforço integrado do Governo Dilma, através do Ministério do Turismo, músicos do forró e parlamentares, o som da sanfona do São João vai embalar a economia Brasil afora. Nesta quarta-feira (17), o ministro Henrique Eduardo Alves esteve reunido com artistas como Genival Lacerda e Santana o Cantador, onde se comprometeu a buscar recursos para apoiar o evento e transformá-lo em uma celebração nacional. Está prevista também a realização de uma pesquisa para medir o impacto econômico e ajudar na divulgação desta tradição brasileira nos mercados nacional e internacional.
” A ideia é levar atrações típicas das festas juninas para a Casa Brasil, um espaço dedicado à promoção do país nos Jogos Olímpicos. Estamos falando de uma manifestação cultural que tem muito potencial para atrair os estrangeiros”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves . O ministro também irá articular, junto ao governo federal, a liberação da emenda da Comissão de Turismo, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São João, além de sugerir que seja realizada uma sessão do Congresso Nacional sobre o tema.
Nesta quarta-feira, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) anunciou, em plenário, mobilização para fazer com que esse patrimônio cultural, que é o São João, possa também se tornar um patrimônio cultural do povo brasileiro. “Eu apresentei um projeto para transformar o 24 de Junho em feriado nacional, justamente para fortalecer essa cultura do povo do Nordeste. Essa cultura tem que ser do povo brasileiro”, disse o deputado.
Valmir Assunção elogiou a iniciativa do ministro Henrique Eduardo Alves. “O São João é um patrimônio cultural do povo brasileiro e uma atividade cultural”, afirmou.
PT na Câmara
Foto: Paulino Menezes