Sancionada lei aumenta percentual de biodiesel em combustíveis; petistas elogiam ação

bomba-de-gasolina-alcool

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) sanciona a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado com o consumidor final. De acordo com o texto, o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel passa de 5% para 6%. A partir de 1º de novembro, a quantidade passará para 7%. Esse índice poderá ser reduzido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), caso haja motivo justificado.

Os deputados petistas Márcio Macêdo (SE) e Bohn Gass (RS) elogiam a medida. Para Macedo “o tema é muito importante para o Brasil”. Já Bohn Gass destaca os ganhos ambientais com o uso do biodiesel. “Essa é uma construção do ponto de vista da sustentabilidade, porque estaremos pensando na qualidade do nosso meio ambiente. Parabenizo o governo Dilma que editou esta medida sensível a esse pedido da sociedade”, disse.

A portaria ainda define funções para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tais como: estabelecer os limites de variação admissíveis para efeito de medição do percentual de adição de biodiesel ao óleo diesel e autorizar a dispensa, em caráter excepcional, de adição mínima obrigatória de biodiesel ao óleo diesel, considerando critérios de aplicabilidade, razoabilidade e segurança do abastecimento nacional de combustíveis.

Outra obrigação é que o biodiesel necessário à adição obrigatória ao óleo diesel deverá ser fabricado preferencialmente a partir de matérias-primas produzidas pela agricultura familiar, e caberá ao Poder Executivo federal estabelecer mecanismos para assegurar sua participação prioritária na comercialização no mercado interno.

Equipe PT na Câmara com Portal Brasil

  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também