Ságuas repudia violência contra índios e pede convocação de Serraglio

O vice-líder da Bancada do PT na Câmara, Ságuas Moraes (MT), anunciou hoje (2) que apresentará requerimento de convocação do ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), para dar explicações sobre a escalada de violência contra indígenas, quilombolas, trabalhadores, camponeses e movimentos sociais. O deputado manifestou indignação e repúdio à violência que tem campeado em todo o País e quer também a realização de uma comissão geral na Câmara para debater o tema.

Segundo Ságuas, a omissão e a conivência do governo federal  com os casos de violência contra diferentes segmentos sociais que lutam por seus direitos é uma espécie de “sinal verde para liberar a ação bárbara de diferentes grupos que optam pelo uso da força em vez do diálogo e da obediência à lei. Trata-se, portanto, da configuração de condições para a instituição gradual de um Estado de exceção no País”.

O parlamentar citou o ataque contra o povo indígena Gamela, ocorrido no povoado de Bahias, município de Viana (MA) – com cinco indígenas baleados e dois outros gravemente feridos — como exemplo do cenário de guerra propiciado pelo governo Temer. O povo Gamela sofre ameaças constantes e o governo do Maranhão solicitou à Funai, no final do ano passado, a demarcação de sua área. “Mas a Funai, sucateada  pelo atual governo e entregue a um partido político, nada fez.”, observou Ságuas.

Terras ancestrais – O petista criticou Serraglio por ter-se referido aos Gamela, em nota oficial, como “supostos indígenas”, comprovando que o ministro da Justiça não tem condições de ocupar o cargo. “Ao longo de sua atuação parlamentar, Serraglio sempre se posicionou contra os direitos indígenas, até o de ocupar suas terras ancestrais”, comentou Ságuas.

O deputado lembrou que ataque ao povo Gamela não é episódio isolado. “Há dezenas de casos, como o massacre de trabalhadores rurais de Colniza (MT), a violência policial contra indígenas em Brasília, a violência da PM no Rio de Janeiro e em outros estados, durante a greve geral do dia 28. Tudo mostra que as ações truculentas e arbitrárias contra a população tornaram-se rotina. O Brasil, com a omissão deliberada do governo Temer, está de volta à barbárie”, disse Ságuas.

Na opinião do parlamentar, “o governo ilegítimo Temer não  esconde que compactua  com a onda de violência contra movimentos sociais e quaisquer outros segmentos que se oponham à sua agenda antinacional e de desmonte de direitos. Sem legitimidade, o atual governo  age com o objetivo único de atender aos interesses de setores privilegiados da sociedade, grupos financeiros e empresas estrangeiras”.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100