Ságuas repudia violência contra povo Guarani-Kaiowá e acusa bancada ruralista de aprofundar ódio aos povos indígenas

saguasmoraes gustavoB

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) registrou em pronunciamento no plenário nota divulgada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) denunciando  e repudiando  a ação contra famílias do povo Guarani-Kaoiwá, em Caarapó, no estado de Mato Grosso do Sul, no último dia 14 de junho, e que resultou no assassinato do jovem Clodieldo de Souza, de 26 anos.

“Venho também manifestar profunda consternação e indignação diante da tragédia contra o povo guarani-kaiowá, atribuídos a uma ação paramilitar que custou a vida de um jovem indígena e deixou pessoas feridas à bala. Nossa total solidariedade à causa indígena e a nossa denúncia a toda e qualquer ação que atente contra a vida e os direitos dos povos indígenas”, reiterou o deputado Ságuas Moraes.

Para o parlamentar  petista, é preciso encontrar uma solução para o conflito no estado. “É preciso que o Estado brasileiro encontre uma saída para esse conflito entre os povos indígenas e os não indígenas, especialmente naquela região da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. A população guarani-kaiowá foi desalojada do seu território na década de 50 e, a cada ano que passa, eles têm enfrentado mais dificuldades em reaver o seu território. Mesmo depois da demarcação de terras, eles não conseguem apossar-se delas”, explicou Ságuas.

O deputado Ságuas Moraes acusou os parlamentares da bancada ruralista de atuarem para aprofundar  o sentimento de ódio aos povos indígenas. “O genocídio Guarani-Kaiowá avança pelas mãos do agrocrime no Mato Grosso do Sul. Causa vergonha nacional e internacional ao Brasil o fato de setores do agronegócio exportador de commodities agrícolas continuarem assassinando líderes de povos originários de nosso país. Esta Casa de Leis tem, entre as suas tarefas, a de zelar pelo cumprimento das Leis contidas na Constituição Federal e em Tratados e Convenções nacionais e internacionais sobre os direitos humanos de todos os membros da sociedade, e os Direitos dos Povos Indígenas também são humanos”, enfatizou o parlamentar do PT.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100