O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) reiterou, em pronunciamento no plenário, a necessidade de resistência dos movimentos organizados para protestar contra o golpe e impedir o avanço do governo ilegítimo de Michel Temer. “É preciso mobilização dos movimentos organizados, da nossa juventude, que teve acesso à universidade, dos pequenos trabalhadores, dos agricultores familiares. Entendemos que essa população já começa a sentir que este governo golpista de Temer quer reduzir esses avanços sociais dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma e provocar retrocessos em conquistas obtidas com muita luta”, disse.
Na avaliação de Ságuas Moraes, com os acontecimentos recentes que provocaram a queda de dois ministros do governo golpista em apenas duas semanas de interinidade, o relator do processo de impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG),terá dificuldade para sustentar o golpe parlamentar.
“Desde que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) abriu o jogo e confessou que o impeachment da presidente Dilma foi uma trama orquestrada para deter a Lava Jato e salvar políticos que por ela seriam alcançados, ficou bem mais complicada a tarefa do senador Anastasia. Ele terá que convencer seus pares de que Dilma merece ser afastada definitivamente pelas chamadas pedaladas fiscais, quando todos já sabem que esse foi apenas um pretexto usado nas votações de 17 de abril e 12 de maio. Agora, como o processo será presidido pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), é mais jurídico do que político e, então, o senador Anastasia terá que fazer milagres para sustentar o golpe parlamentar”, explicou Ságuas Moraes.
Manipulação – Ainda de acordo com o parlamentar petista, a manipulação das informações pela mídia que colaborou com o golpe já começa a ser percebida pela sociedade. “O governo ilegítimo de Temer e os partidos que compõem a sua base criaram uma falsa expectativa de que, uma vez afastada a presidenta Dilma, no dia seguinte as coisas estariam totalmente mudadas. O que observamos não foi bem isso. Dos ministros nomeados por Temer sete estão denunciados na Lava-Jato. Desses sete, dois já caíram. E isso vai continuar, pelo o que estamos observando”, disse.
Com relação aos indicadores econômicos, acrescentou o deputado Ságuas Moraes, hoje foi divulgado que no mês de maio o dólar foi o investimento que mais teve valorização e que a Bolsa foi o pior investimento no País. “Ou seja, aquela história de que o afastamento da presidenta Dilma faria a Bolsa subir e o dólar cair não é verdade, foi pura especulação da mídia naquele momento contra o governo da presidenta Dilma, legitimamente eleito”, ressaltou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara