O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) participou de evento de apresentação do Projeto Norte Competitivo, realizado nesta terça-feira (15), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O evento, que reuniu os governadores dos nove estados da Amazônia Legal – entre eles o de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) -, apontou a necessidade de investimentos na região norte do Brasil.
Estudo realizado pela CNI revela um diagnóstico detalhado dos problemas que envolvem os modais de transportes, além das obras necessárias para facilitar o escoamento da produção da região. O deputado Ságuas enfatizou que o projeto destaca a real necessidade de investimentos para promoção da competitividade dos Estados da Amazônia Legal, em especial Mato Grosso.
“O estado de Mato Grosso é hoje altamente produtivo nos mais diversos segmentos, como grão, produção de carne, entre outros. No entanto, a nossa grande dificuldade ainda é o escoamento da produção – motivo de grande consumo dos lucros dos produtores. Esta ausência de logística e o alto custo, consequentemente inibi certas atividades e culturas de produção na região. O que a CNI revela, em parceria com as federações estaduais da Amazônia Legal, é a necessidade de novas rotas de escoamento, novos corredores de exportação”, disse Ságuas.
Para o deputado, o investimento em logística nos estados da Amazônia Legal proporcionaria multiplicar o número de exportação, baratear a produção da região e promover o desenvolvimento. “Estamos falando de investimentos em hidrovias, ferrovias e novas rodovias, de modo a fazermos um multimodal no estado. Isto proporciona escoar a produção a um custo mais baixo, desonerando o produtor, garantindo mais investimentos, desenvolvimento, qualidade de vida e mais geração de emprego para a população mato-grossense. Lembramos que mais da metade dos projetos revelados pelo estudo estão garantidos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, destacou.
Assessoria Parlamentar