Safra agrícola tem segundo melhor resultado da história

graosA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (8) os números que retratam o ciclo da safra agrícola nacional entre o período de 2008 e 2009. De acordo com a pesquisa, os agricultores brasileiros produziram mais de 134 milhões de toneladas de grãos entre agosto de 2008 e julho de 2009, registrando o segundo melhor resultado da história.
O resultado é menor apenas que o registrado na safra do ano passado, quando a colheita fechou em 144 milhões de toneladas de grãos.
A área plantada registrou aumento de 0,6% em comparação com a safra passada. O feijão está entre os grãos que teve área de plantio ampliada de 3,99 para 4,18 milhões. Um aumento de 4,7%. A estiagem na região Centro – Sul do País, registrou queda de 6,8% na produção total em relação à safra de 2007. Segundo a Conab, apesar de prejudicar a produção de soja e milho, a estiagem acabou beneficiando o cultivo de arroz no Rio Grande do Sul, que teve produtividade recorde, passando de 6.902 para 7.150 quilos por hectare.
A produtividade da soja e do milho registrou queda, principalmente no Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Para o deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), apesar da queda da produção da soja, é importante lembrar que a produtividade dos grãos que compõem a alimentação básica do brasileiro aumentou. “Quando se trata dos componentes básicos da dieta brasileira, aí sim, é preciso se preocupar. Registramos o segundo melhor resultado da história, nossos agricultores podem ficar tranqüilos, assim como todos os brasileiros”, disse.
Na avaliação do deputado Nilson Mourão (PT-AC), o resultado mostra a solidez do setor agrícola mesmo com a crise financeira mundial. “O setor foi capaz de consolidar a produção em uma área estratégica, que é a produção de alimentos, mesmo no momento em que o mundo passa por uma crise, mostrando que nossa produção não foi afetada. Isso agrega pontos positivos para o agronegócio e para a agricultura familiar”, declarou o parlamentar.
Plano Safra: No próximo ano, a agricultura familiar terá R$ 15 bilhões disponíveis para o crédito. O plano garante, ainda, maior segurança e acessibilidade aos agricultores que procuram os financiamentos, que beneficiava até então, os financiamentos de custeio. Para a safra de 2010, agricultores de menor renda também serão beneficiados, podendo financiar até mesmo os veículos utilitários. Já as mulheres, por meio de um plano especial, poderão acessar até três linhas de crédito.
Equipe Informes e Agencia Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também