Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, vão sediar na primeira semana de junho encontros preparatórios regionais para a 3ª Conferência Global contra o Trabalho Infantil, que acontecerá em outubro, em Brasília (DF).
Em Natal, o evento acontece nos dias 3 e 4 de junho e vai reunir representantes dos nove estados da região Nordeste. Nos dias 6 e 7 de junho será a vez de Porto Alegre, com representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os encontros coincidem com as mobilizações realizadas em todo o País pelo Dia Mundial e Nacional de Luta contra o Trabalho Infantil, celebrado a cada 12 de junho.
Para o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo, “os eventos regionais organizados pelas superintendências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego possibilitam um contato mais próximo com a realidade dos municípios, com o drama vivenciado no País, que infelizmente ainda não foi debelado”.
Segundo Dutra, apesar de as políticas públicas e dos recursos do governo federal, ele não pode cuidar sozinho do problema. “Há necessidade de parcerias com os governos estaduais e municipais, de campanhas de conscientização porque o trabalho infantil é a porta aberta para o trabalho escravo”, explicou o petista.
Durante a 3ª Conferência em Brasília, o governo federal e os parceiros do poder público e da sociedade civil pretendem buscar alternativas para fortalecer a Rede de Proteção às Crianças e aos Adolescentes.
O tema da Conferência será “Estratégias para Acelerar o Ritmo de Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil”. O objetivo principal do evento é avaliar os resultados obtidos desde que o Brasil adotou a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a “Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação”. Além disso, a Conferência permitirá o diálogo sobre experiências adotadas para o enfrentamento do problema.
Ivana Figueiredo com Portal Planalto
Foto: Zoriah Miller
Saiba mais sobre a Convenção 182 da OIT