O deputado Rui Costa (PT-BA) manifestou posição favorável a se fazer uma reforma tributária no país e que, no bojo dela, exista um item específico para o financiamento da saúde. Ele se posicionou no programa Brasil em Debate, apresentado pelo jornalista Tarcísio Holanda na TV Câmara e exibido nesta semana, que teve como tema a proposta de contribuição para a saúde.
O petista debateu a matéria com o deputado federal Júlio Cesar (DEM-PI). Ambos concordaram quanto ao subfinanciamento atual da saúde pública e a urgência da desoneração dos municípios. “O modelo adotado pela saúde é o da prevenção, do Saúde da Família. No nordeste, cada equipe pode custar até R$ 25 mil. A União começou a participar com quase a metade do custo, mas hoje a contribuição não chega a um terço desse valor”, disse Rui Costa.
Considerando as dificuldades de acordo entre os partidos para a realização de uma ampla reforma tributária, o parlamentar baiano defendeu a escolha de outros dois ou três itens para debate do Congresso. “Um dos pontos chaves da reforma tributária é como se vai cobrar o imposto: se na origem ou pelo consumo. Eu sou a favor que se cobre pelo consumo, no local onde a mercadoria é comprada porque isso favorece os estados e regiões mais pobres”, explicou.
Ele defendeu também o reequilíbrio da folha de pagamento das empresas, “principalmente para as empresas de mão de obra intensiva como as da construção civil, como forma de gerar mais empregos “.
Assessoria Parlamentar