Rubens Pereira Jr (MA)

Rubens Pereira Júnior, 36 anos, é advogado, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP).

Nasceu em 1984, no bairro da Madre Deus, em São Luís. Aos 16 anos, ingressou no curso de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Teve Flávio Dino, governador do Estado, como orientador da sua monografia de conclusão de curso, iniciando uma amizade que levaria a caminhada política pela mudança do Maranhão. Ainda durante a faculdade de Direito, foi aprovado no curso do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) para o cargo de Analista Judiciário.

Foi deputado Estadual no Maranhão por dois mandatos. Na época, com 22 anos, eleito com 35 mil votos, tornou-se um dos deputados estaduais mais jovens do país. Foi presidente da CCJ aos 24 anos e líder da oposição aos 28. É membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 2009.

Em 2012, surpreendeu a todos quando pediu exoneração do cargo de Analista Judiciário do TJ-MA para atuar como advogado, junto ao TSE, contra a então governadora Roseana Sarney, no processo por abuso de poder econômico nas eleições de 2010.

Junto com Flávio Dino, o deputado Rubens integrou o maior grupo oposicionista já criado na história maranhense para derrotar um dos grupos políticos mais corruptos do Brasil. Em 2014, foi o terceiro deputado federal mais votado pelo Maranhão, com um total de 118 mil votos.

Em seu primeiro ano como deputado Federal, Rubens já integrou as principais comissões da Câmara dos Deputados. Durante os seus quatro anos em Brasília, conseguiu destaque como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), a mais importante da Casa.

Tornou-se uma referência na imprensa local e nacional por sua conduta e firmeza na condução do seu papel e por suas convicções como vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados.

Em 2017, foi eleito coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional. No mesmo ano, concluiu o mestrado em Direito Constitucional.

Em 2018, foi reeleito deputado federal Com 111.584 votos, o candidato foi o mais bem votado entre os reeleitos, e o 1º deputado reeleito do Maranhão.

Em 2019 foi convidado pelo governador Flávio Dino para integrar a equipe do seu segundo mandato à frente da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), pasta com importantes obras em todo o estado.

Em fevereiro de 2020 foi lançado como pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB.

Em 2022, filiou-se ao PT, Rubens Jr acredita que o PT vai garantir muitas vitórias eleitorais no Maranhão, além de devolver ao povo do estado e do Brasil a esperança de dias melhores. “O PT é o maior partido do Brasil e o maior de esquerda da América Latina. O partido do presidente Lula vem fazendo a defesa das causas populares e sociais e eu tô chegando pra somar, não caí aqui de paraquedas, tenho identidade com o PT”, disse o parlamentar. Reeleito deputado com 91.872 votos.

 

RUBENS PEREIRA E SILVA JUNIOR

Nascimento: 16/03/1984

Naturalidade: São Luís – MA

Profissões: Advogado. Mestre em Direito Constitucional.

Gabinete: 773 , Anexo 3, Telefone: 3215-5773 – Fax: 3215-2773

twitt peq https://twitter.com/rubenspereirajr 

fb peq

internet https://rubenspereirajr.com.br/

youTube.com/

ÚLTIMAS POSTAGENS