O deputado federal Rubens Otoni ( PT-GO) apontou o Desenrola Brasil e a renegociação de dívidas do Fies como umas das principais realizações do primeiro ano do Governo Lula. “Nós vivemos um período muito difícil, por conta de um governo negacionista e sem compromisso social durante a pandemia e agora, com Lula, temos um governo comprometido com a dignidade da população”, afirmou ele, em entrevista à TvPT.
Segundo ele, uma das omissões mais graves do governo militarista passado foi a falta de iniciativa para fazer o enfrentamento dos problemas e ajudar as pessoas a sair da situação de dificuldade do dia a dia. “Nós estamos vendo agora um governo que tem o compromisso de criar as condições necessárias para que as pessoas possam viver com dignidade”, disse o parlamentar.
Ajuda para os estudantes
O sucesso do Desenrola foi tão grande que inspirou o governo a lançar uma iniciativa semelhante voltada aos estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, 1,2 milhão de pessoas têm até o fim de maio para buscar uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil e negociar uma forma viável de pagar o que devem. É possível ganhar perdão de juros, receber desconto e até mesmo parcelar o valor restante.
Em alguns casos, como os de alunos inscritos no Cadastro Único, o desconto chega a 99%, lembrou o deputado goiano. “Existe uma disposição do governo federal tão grande que até aqueles que estando adimplentes, em dia com seus pagamentos, podem fazer uma renegociação de sua dívida”, disse Otoni.
Segundo o deputado, a iniciativa no âmbito do Fies, assim como o Desenrola Brasil, tem impacto social e econômico. “Impacto social porque ajuda a evitar a evasão no ensino superior. E econômico porque estamos falando de aproximadamente R$ 50 bilhões que estão represados e que, com a renegociação, voltam para movimentar a economia.”
Assista à entrevista:
Redação PT na Câmara com PT nacional