Rotatividade no mundo do trabalho preocupa parlamentares petistas

eudesevicentinho040712Os deputados petistas Eudes Xavier (CE) e Vicentinho (SP) participaram nesta quarta-feira (4) de uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Brizola Neto. O evento foi promovido pela Comissão do Trabalho e Serviços Públicos. Uma das questões debatidas foi a preocupação com a rotatividade no mundo do trabalho.

De acordo com Brizola Neto, a rotatividade no Brasil é seis vezes maior do que no resto do mundo. Segundo o ministro, este é um dado alarmante que precisa estar na agenda de debates do país. “Demissão é uma violência ao trabalhador. Além disso, ela traz prejuízo ao cofre e ao erário público”.   O ministro informou que levou esse assunto às centrais sindicais e patronais. Brizola Neto reafirmou que o tema sobre rotatividade é importante ao mundo do trabalho.

Para o deputado Eudes Xavier, a efetivação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pode contribuir com a redução dos problemas acarretados pela rotatividade. “A ratificação dos princípios que rezam as convenções, das quais o Brasil é signatário, vai diminuir a rotatividade no mundo do trabalho. Penso que é um tema que precisa ser debatido na Câmara e no governo”, avaliou Eudes Xavier.

A Convenção 151 trata da organização sindical e do princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos municipal, estadual e federal, Já a Convenção 158 aborda a garantia de emprego e trata da demissão imotivada.

Já o deputado Vicentinho elogiou o gesto do ministro em dialogar com a comissão e criticou o processo de rotatividade presente nas relações de trabalho. “No Brasil, contratam-se 15 milhões de trabalhadores e demitem 14 milhões. É muito delicado esse tipo de acontecimento”, disse o petista.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também