Foto: Agência Câmara
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) criticou nesta semana, da tribuna da Câmara, a relação simbiótica entre algumas empresas jornalísticas e o governo paulista, na qual um alimenta e sustenta o outro. Ele falou mais especificamente do patrocínio e da assinatura da revista Veja e dos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo feitos pelo governo do estado de São Paulo para subsidiar de informações escolas pública da rede estadual.
“É possível entender por que tanto essa revista como esses jornais são anexos de um partido político ou por que o partido político é anexo desses órgãos de imprensa: mais de R$ 200 milhões são gastos, como se isso fosse material didático. Isso também explica a qualidade do ensino no estado de São Paulo, porque, por favor, ter esses órgãos de imprensa como parâmetro ou instrumento de educação só vai gerar desinformação e deseducação”, protestou o deputado.
Segundo o parlamentar, não é à toa que, nas avaliações do desempenho escolar dos estudantes de São Paulo, o estado sempre figura num patamar atrasado. “Está aí a explicação para o comportamento da revista Veja na semana das eleições. Afinal, ela é sustentada pelos tucanos, pelo PSDB do estado de São Paulo”, concluiu Rosinha, ao fazer referência à reportagem publicada dois dias antes das eleições, acusando Lula e Dilma sem apresentar provas.
PT na Câmara