A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) representou nesta terça-feira (24) ao Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), pedindo providências sobre os mais de 6 milhões de testes RT-PCR adquiridos pelo Ministério da Saúde e que estão guardados perto da expiração de seu prazo de validade.
“É indignante que governo brasileiro cometa este descaso com a população, ao deixar quase 7 milhões de testes parados, enquanto a rede pública fez apenas 5 milhões até o momento. São testes que poderiam estar salvando vidas e orientando políticas públicas”, criticou a deputada Maria do Rosário.
Na representação, a deputada pede que o MPF tome as medidas cabíveis para viabilizar a imediata distribuição e aplicação dos 6.86 milhões de testes antes que expirem seus prazos de validade, sob pena de violação da lei de improbidade administrativa.
Os testes RT-PCR não são testes de baixo custo, variando de R$200,00 a R$400,00 no mercado. Na representação a deputada crítica a retenção dos testes, que por seu valor elevado, impossibilitam a sua aquisição pela maioria da população, principalmente quando o país passa por uma severa crise econômica e de desemprego.
Vacinação
Levando em conta o grande número de vacinas que estão em fase final de testes ao redor do mundo, a parlamentar pede ainda que o órgão solicite ao Ministério da Saúde a apresentação de um plano de vacinação para a população.
Veja íntegra da representação:
Representação Testes não utilizados
Assessoria Parlamentar