A deputada Maria do Rosário (PT-RS) manifestou preocupação com o corte de investimento e custeio no orçamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que atendem cerca de um milhão de estudantes em todos os Estados e o Distrito Federal. O governo cortou este ano 30% do orçamento de investimentos e 10% de custeio.
“A educação não pode ser vista como gasto, mas como um investimento público. Os institutos federais levam educação profissional e tecnológica e oportunidades a jovens em todo o País”, destacou Maria do Rosário, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante.
Segundo Rosário, a expansão da rede federal e a manutenção das escolas estão comprometidas. Atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão estão sendo replanejadas e, em alguns casos, até suspensas. “O custeio das políticas voltadas ao auxílio estudantil, que implica na permanência e êxito dos alunos, bem como na capacitação permanente de servidores, também corre sério risco”, alertou a deputada. Contratos de segurança e limpeza estão sendo cortados.
“Não é possível que a crise política e institucional deste governo contamine umas das áreas mais importantes de uma Nação”, concluiu Maria do Rosário.
Assessoria Parlamentar