A deputada Maria do Rosário (PT-RS) fez uma defesa contundente do PT, no plenário da Câmara, e criticou os tucanos que, ao pregarem a extinção do Partido dos Trabalhadores “se aliam aos defensores da doutrina fascista”. Ela lembrou que, se na história da social-democracia (suposta inspiração para a criação do PSDB) ela nunca se aliou ao fascismo, atualmente, no Brasil, a posição desse partido incorpora “as posições mais danosas à democracia”. A declaração de Rosário deu-se em resposta ao discurso do líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), que pregou na tribuna “a extinção do PT”.
A parlamentar enfatizou que o PT não vai permitir ser colocado na ilegalidade. “Não passarão sobre nós aqueles que acreditam que vão criminalizar a política, que vão extinguir o PT como fizeram, no passado, com o Partido Comunista do Brasil, depois da Constituinte de 1946”, disse Maria do Rosário. Dirigindo-se ao líder do PSDB e “a todos que pregam o rompimento do Estado Democrático de Direito”, a parlamentar destacou que apesar dos ataques o PT terá vida longa.
“A todos aqueles que se sentem, ainda nos dias de hoje, indignados diante do resultado das urnas — inconformados diante do voto popular dado à Presidenta Dilma, assim como ao Presidente Lula —, aviso que nós teremos vida longa. Eu espero que V.Exas. recuperem em si próprios o viés democrático e venham daqui a quatro anos para uma nova disputa. Nós estaremos prontos para derrotá-los mais uma vez”, desafiou a petista.
Ao lembrar a trajetória do partido, Maria do Rosário destacou que o PT vai continuar defendendo a classe operária, os camponeses, os estudantes, as mulheres e os jovens brasileiros. Como exemplo desse compromisso, a parlamentar lembrou várias ações que beneficiaram grande parte da população nos últimos 12 anos.
“Somos responsáveis por um novo Brasil que enfrentou o desemprego e construiu esperança; de uma Nação que garantiu o acesso à universidade a milhões de brasileiros, de uma Nação que garantiu cidadania e direitos a negros e negras, às comunidades indígenas, aos pobres das periferias, às comunidades em geral em todas as suas causas, em todas as suas lutas”, ressaltou.
Ações– Entre os principais programas que garantiram melhorias na qualidade de vida dos brasileiros, Maria do Rosário citou o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, a criação das universidades e institutos federais de educação, além dos programas de combate a pobreza como o Bolsa-Família e o Brasil sem Miséria.
“Nos orgulhamos de olhar nos olhos da gente humilde, trabalhadora e correta deste País e de constituirmos políticas para que essa gente brasileira saísse da marca da pobreza extrema em que se encontrava nos Governos tucanos”, afirmou a petista.
Foto: Luis Macedo – Câmara dos Deputados
Héber Carvalho