A deputada Maria do Rosário (PT-RS) informou na sua conta no Twitter que protocolou na Câmara, nesta quinta-feira (16), um projeto de decreto legislativo (PDL 269/19) que revoga a intervenção do governo Jair Bolsonaro nas universidades públicas.
“Protocolei hoje na Câmara projeto de decreto legislativo, que susta o decreto interventor deste governo que pretende ferir a autonomia das universidades garantida pela Constituição. É inadmissível mais este ataque à educação!”, protestou a deputada Maria do Rosário.
Alegando pouca arrecadação, o governo anunciou um corte de R$ 1,7 bilhão nas universidades brasileiras. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, também havia apontado “balbúrdia” em instituições de ensino superior para justificar a medida. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o titular de pasta afirmou ainda que muitas dessas localidades promovem eventos impróprios, como protestos partidários.
Assessoria Parlamentar
Protocolei hoje na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 269/19, que susta o decreto interventor deste governo que pretende ferir a autonomia das universidades garantida pela Constituição. É inadmissível mais este ataque à educação! pic.twitter.com/hTt2W9coyk
— Maria do Rosario #LulaLivre (@mariadorosario) 16 de maio de 2019