A deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) apresentou nesta quinta-feira (4), Indicação (INC 25/2021) ao Ministério da Saúde na qual sugere a inclusão da categoria de trabalhadores/as da educação como prioritária nos planos de imunização contra a Covid-19. Na sugestão ao ministério, a deputada defende que os trabalhadores em todos os níveis (municipal, estadual e federal) sejam incluídos.
Na justificativa da indicação, Rosa Neide ressalta que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, divulgado pelo governo federal, já contempla os educadores como grupo prioritário, mas somente na quarta fase de vacinação.
Ela informa que parlamentares e entidades que representam os profissionais da educação e estudantes lançaram no dia 14 de janeiro a campanha nacional “Profissionais da Educação: vacina já!”. A campanha aponta a necessidade de imunização imediata dos educadores para que haja um retorno seguro às atividades escolares.
Rosa Neide ressalta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados pelo fechamento das escolas no mundo todo, e que quanto mais tempo os alunos ficarem fora das escolas, mais chances têm de abandoná-las.
“Se queremos um retorno seguro às aulas, nos parece coerente que tais profissionais da educação sejam considerados entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e seus desdobramentos nos entes federativos. Necessário promover amplo diálogo e cooperação federativa para que os gestores das três esferas, da saúde e educação, adotem medidas urgentes de vacinação”, argumenta a deputada.
Leia a Indicação na íntegra :
CD214484707700 Educadores_as Plano de Vacinação
Assessoria Parlamentar