O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinaram na última semana a Lei 12.327/2010, que dá à BR-267, no trecho entre Rio Brilhante e Porto Murtinho, o nome de Rodovia João Paulo II. A medida nasceu de um projeto do deputado Vander Loubet (PT-MS), aprovado na Câmara e no Senado.
O projeto de Vander foi apresentado em fevereiro de 2006 e passou por diversas comissões do Congresso Nacional, até ser encaminhado ao presidente da República. A iniciativa, segundo o deputado, pretende fundamentalmente avivar o conteúdo da pregação humanista e cristã de um dos mais importantes líderes religiosos e todos os tempos.
“Independentemente da igreja a que pertencia, João Paulo II procurou falar a linguagem comum de todas as pessoas do planeta empenhadas nas causas universais da paz e da justiça”, acentuou Vander.
A BR-267 atravessa os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tendo 1.922 km de extensão. Em território sul-mato-grossense são 683 km – de Bataguassu, na divisa com São Paulo, até Porto Murtinho. E o trecho que se chamará João Paulo II, entre Rio Brilhante e Porto Murtinho, é de 393,7 km. (AP)