Rio+20: Debates geram expectativas diferentes entre petistas

riomaisvintelogo

As propostas apresentadas após os debates que ocorrem simultaneamente na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, podem gerar expectativas diferentes. Após a reunião da Cúpula Mundial de Legisladores e dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, o vice-presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Rio+20 da Câmara, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), e o deputado Taumaturgo Lima (PT-AC)expõem expectativas diferentes em relação à adoção das ideias debatidas nos eventos.

Sobre o encontro de Legisladores, que reuniu cerca de 300 parlamentares e discutiu propostas para aperfeiçoar a legislação ambiental dos países, Leonardo Monteiro destacou a qualidade dos debates e a possibilidade de implementação das propostas. “A reunião foi rica em troca de experiências. Esperamos que o documento final da Rio+20 adote as ideias do documento que possibilitam o crescimento econômico dos países, com preservação do meio ambiente e distribuição de renda”, defendeu Monteiro.

Encerrada no domingo (17), a Cúpula dos Legisladores entregou ao secretário-executivo da Rio+20, Sha Zu-Kang, um protocolo ambiental elaborado pelos legisladores de 85 países. Entre outros pontos, o protocolo prevê a transferência de tecnologias para nações menos favorecidas, o compromisso pela erradicação da pobreza em todo o mundo e a inclusão do capital natural no centro dos debates. Os integrantes da Cúpula também firmaram o acordo de se reunirem a cada dois anos no Rio de Janeiro para avaliar os avanços na implementação de compromissos definidos na Rio+20.

Participante do debate sobre a preservação das florestas, Taumaturgo Lima afirmou que as discussões sobre o tema não levaram em conta a sobrevivência de grupos dessas regiões. “Todos somos a favor da preservação da floresta, mas o ser humano deve ser a questão central desse debate. Não é razoável discutir desmatamento zero, por exemplo, sem apresentar uma alternativa aos pequenos agricultores que vivem nessas áreas”, argumentou Taumaturgo.

Agenda – Os eventos oficiais da Rio+20 e as atividades paralelas acontecem até esta terça-feira (19). De quarta-feira (20) até sexta-feira (22), ocorre o Segmento de Alto Nível da Conferência. São esperados para este momento mais de 100 chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também