Nesta terça-feira (9) será lançada a primeira edição da revista Descolad@s na Câmara dos Deputados, em atividade da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), a partir de 14h30, no plenário 7.
A Descolad@s é uma publicação informativa, com foco nos temas de direitos humanos, produzida integralmente por adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal que participam do projeto “Onda: adolescente em movimento pelos direitos”.
O projeto é uma ação do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), tendo como apoiadores a KinderNotHilfe (KNH), uma organização alemã dedicada aos direitos da criança e do adolescente, e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), além da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Os adolescentes que participam do projeto são jovens ativistas e defensores dos direitos humanos. A revista foi produzida a partir de várias oficinas com as quais colaboraram profissionais de comunicação de várias áreas.
O Conselho Editorial da publicação é composto por estudantes de várias escolas do Distrito Federal, enquanto o Conselho Pedagógico reúne representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos humanos, especialmente dos direitos de crianças e adolescentes.
Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da CDHM, o lançamento da revista na Câmara contribuirá para estimular o interesse dos parlamentares pelo tema.
“É sempre importante manter em evidência o debate sobre os direitos de crianças adolescentes e jovens. A revista estimula isso de forma muito especial, pelo fato de ter sido produzida pelos maiores interessados no assunto, que são e continuarão sendo militantes desta luta que também passa pelo Congresso Nacional e precisa ser abraçada pelos deputados e senadores”, defende Iriny.
O evento será transmitido ao vivo pela Internet, através do sistema WebCâmara (www.camara.gov.br/webcamara – procurar pelo link da atividade da CDHM).
Durante o evento, os internautas poderão enviar mensagens através do Twitter da CDHM:http://twitter.com/cdhcamara
(Assessoria da Comissão)