Reunião defende mais acesso à Justiça e investimentos em segurança

Participantes da reunião que discutiu melhorias no sistema de segurança pública com respeito aos direitos humanos defenderam nesta quarta-feira (28) melhoria na capacitação de agentes públicos, investimento em equipamentos e em recursos humanos, e modernização de instituições periciais – como Institutos de Criminalísticas e Institutos Médico Legal, além de mais acesso da população à Justiça.

A reunião foi sugerida pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Iriny Lopes (PT-ES) e reuniu representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, de defensores públicos e da Polícia Federal.

Na audiência, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) defendeu que é preciso considerar o acesso à Justiça e à segurança pública como indicadores de qualidade de vida no Brasil. “Não pode ser só Educação, só a renda e a perspectiva de vida”.

O deputado criticou a atual situação na qual milhares de brasileiros não têm acesso à Justiça. “Há casos nos quais o cidadão mora a 50 km da sede do município. Tem de pegar pau-de-arara, fazer a primeira queixa, ir para audiência. Mas o juiz adoeceu e ele volta. Na segunda audiência, o promotor viajou, e na seguinte o defensor casou. Ele resolve no facão ou desiste. O acesso à Justiça tem de ser um indicador de qualidade de vida para o Brasil”, defendeu.

A diretora do departamento de Ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Juliana Barroso, afirmou que a melhoria da capacitação e da formação dos agentes de segurança é uma prioridade. Segundo elam,. 86% dos profissionais da área não têm graduação.

Uma saída, disse, são trabalhos desenvolvidos em treinamento e cursos à distância. “Temos uma rede que já capacitou 570 mil profissionais, desenvolvemos jornadas de direitos humanos em estados e municípios com mais de 100 mil habitantes, onde há foco de violência. Acreditamos que o capital humano vai fazer diferença na área de segurança pública”, disse.

Segundo o diretor técnico científico do Instituto de Criminalística da Polícia Federal, Paulo Fagundes, é preciso modernizar as instituições periciais como IMLs e laboratórios de perícias, além de investir em equipamentos, infraestrutura e recursos humanos. “Temos ilhas de desigualdade. Excelência em algumas áreas e situações delicadas em muitas outras áreas”, afirmou.

Na avaliação do deputado Domingos Dutra, a carência das perícias no interior do Brasil leva à impunidade. “Morre uma pessoa e o advogado vai fazer o júri depois de cinco ou dez anos. As testemunhas desapareceram e o laudo está de cabeça para baixo. É preciso ampliar essa estrutura física e ter pessoal”, afirmou.

Gabriela Mascarenhas

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100