Retrospectiva 2021: Livro mostra destruição do País após golpe de 2016

Foto: Ricardo Stuckert

A luta pela verdade ao longo de 2021 não se limitou à fundamental batalha jurídica travada para provar o conluio entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato contra o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Outra parte importante do trabalho foi mostrar à sociedade como a perseguição ao PT, o golpe contra Dilma Rousseff e a prisão de Lula serviram para implementar um projeto político que busca beneficiar os mais ricos, tirar direitos dos trabalhadores e sabotar a soberania nacional.

Nesse sentido, um importante feito foi a publicação do livro Brasil: 5 anos de golpe e destruição, editado pela Fundação Perseu Abramo e lançado em setembro passado (baixe aqui, de graça).

Feita com ajuda de inúmeros colaboradores e organizada por Sandra Brandão, a obra apresenta um balanço do desmonte iniciado no governo de Michel Temer e aprofundado por Jair Bolsonaro, tocando em questões relacionadas a direitos, desenvolvimento, infraestrutura, política externa, democracia, pandemia e genocídio e questões de Estado.

Ali, é possível ver, por exemplo, que, nos cinco anos após o impeachment fraudulento de Dilma, o desemprego cresceu 70%; a soberania nacional foi atacada com o desmonte da Petrobras e a retirada de recursos da educação; a insegurança alimentar voltou com força e hoje atinge mais da metade da população (gráfico abaixo); a saúde perdeu recursos, com o valor real de investimento pera capta caindo de R$ 611, em 2015, para R$ 588, em 2021… A lista é imensa.

Segurança X Insegurança alimentar no Brasil

 

“Vamos fazer melhor”

A reunião de todos esses dados não busca desanimar, mas conscientizar a população e, especialmente, a militância sobre a importância de se lutar contra o projeto representado por Michel Temer, Jair Bolsonaro, Sergio Moro e tantos outros que tramaram e tramam contra o Brasil.

Como disse Lula, na cerimônia de lançamento do livro: “Temos de acreditar em uma coisa: só depende de nós e podemos voltar. E a gente não quer voltar para se vingar. A nossa vingança vai ser outra. Vai ser mais educação, mais salário, mais emprego, mais cultura, mais oportunidade, mais bolsa de estudo. Essa vai ser nossa vingança. Vai ser dizer: ‘Ó nós aqui outra vez, para fazer mais e melhor’” (assista abaixo).

 

Do PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo