Retrato cruel: 180 dias do golpe de Estado no Brasil e 180 graus de retrocessos

07112016CAPA

 

Há seis meses, no dia 12 de maio de 2016, o Brasil e o mundo assistiam ao golpe parlamentar que afastou a presidenta Dilma Rousseff, eleita nas urnas por 54 milhões de brasileiros, e levou ao Palácio do Planalto de forma ilegítima Michel Temer. Junto com ela enterrou-se um projeto bem-sucedido de inclusão social e erradicação da fome e da miséria. Agora, o País submerge atônito, na incerteza do que virá e observa o derretimento de suas riquezas, como o pré-sal.

Um dos mais fortes retratos deste momento é o das escolas ocupadas por estudantes, acuados de forma truculenta por policiais, sem saberem os rumos da educação, ferida de morte com a PEC 241/ PEC 55 que congela investimento públicos por 20 anos. Em outra frente, agricultores penam com o desmonte das suas conquistas e vivem o vazio do desamparo. A saúde, já carente de recursos, agora assiste à possibilidade de desmonte do SUS e à agonia do setor que também sofrerá os efeitos nocivos da PEC. Cidadãos ainda não se deram conta do que está por vir com as anunciadas reformas da Previdência e Trabalhista, que penalizarão a todos com a retirada de direitos. Não bastasse tudo isso, desponta nesse pântano um Brasil misógino, que hostiliza mulheres, negros e homossexuais, fazendo aflorar a cultura do ódio e da intolerância.

Valeu o golpe paneleiros ??? Para o jurista Eugênio Aragão, “o que a gente não está vendo é que estamos num silencioso processo de involução. Estamos num momento de profunda degradação do tecido institucional do Estado brasileiro. Estamos desmontando completamente o pacto constitucional de 1988 “.

A presidenta Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade para merecer esse desfecho? De acordo com o jurista Dalmo Dallari, a resposta é NÃO. O impeachment foi, antes de tudo, político, porque a “pedalada” foi utilizada impunemente por seus antecessores e não caracteriza crime de responsabilidade fiscal, pois não há prejuízo ao erário. Nasceu de uma parceria maquiavélica e que tem entre seus principais mentores o PSDB e o PMDB, setores da mídia e do Judiciário.

“A história será implacável com eles”, disse a presidenta eleita Dilma Rousseff antes de deixar o cargo.

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex