Restabelecer equilíbrio fiscal e retomar crescimento serão metas de novos ministros empossados hoje

Dilma

Tomaram posse hoje os novos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simões, com o desafio de manter o esforço de reorganizar as contas públicas e de resgatar a confiança na retomada do crescimento da economia. Na cerimônia de posse, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a mudança na equipe não altera os caminhos que o País precisa trilhar no sentido de “restabelecer o equilíbrio fiscal, reduzir a inflação, eliminar a incerteza e retomar com urgência o crescimento”.

A presidenta enfatizou os pontos que considera importantes para ajustar os rumos da economia. “Meu compromisso é levar o Brasil a uma vitória sobre a crise, retomando a confiança dos investidores. Para isso existem três orientações imediatas. Trabalhar com metas realistas para construir credibilidade, diminuir dívida pública e retomar crescimento”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff agradeceu o trabalho de Joaquim Levy, que deixou o cargo de ministro da Fazenda, e afirmou que a presença dele foi decisiva para ajustes imprescindíveis, como a aprovação de legislação fiscal. Dilma Rousseff afirmou ainda que tem plena confiança na capacidade de Nelson Barbosa. “Não faltará apoio do governo e meu pessoal, porque o sucesso na gestão será do Brasil e do povo brasileiro”, destacou.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que está esperançoso na atuação do novo ministro. “Sou confiante que Nelson Barbosa dará conta do recado. O Brasil deve tomar o caminho do crescimento e da produção na economia. Principalmente fazendo investimento e liberando crédito. O horizonte é sombrio, mas as mudanças estão sinalizando exatamente um bom começo”, disse Guimarães.

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara avaliaram como positiva a escolha de Nelson Barbosa para a Fazenda. O deputado Afonso Florence (PT-BA), que participou da cerimônia de posse, afirmou que a trajetória do novo ministro e todas as declarações já feitas por ele até agora “tranquilizam o mercado e acenam para uma nova retomada de investimentos na economia para geração de emprego e renda”.            Para o deputado Enio Verri (PT-PR), o nome de Nelson Barbosa foi uma excelente escolha. “Sua característica desenvolvimentista vai fazer bem ao País neste momento”.

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), participou da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto. 

Perfil – O economista Nelson Barbosa, que deixou o Planejamento para assumir a Fazenda, é carioca, tem 46 anos, e é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela New School for Social Research de Nova York. Na Fazenda, Barbosa já ocupou três secretarias: de Acompanhamento Econômico (2007-2008), de Política Econômica (2008-2010) e Executiva (2011-2013), quando o ministro era Guido Mantega. Antes disso, também ocupou cargos no Ministério do Planejamento e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Gizele Benitz

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo