Renato Simões homenageia Carlos Marighella

RENATOSIMOESTRIBUNA

O deputado Renato Simões (PT-SP) registrou em plenário a passagem do aniversário de morte de Carlos Marighella, 4 de novembro. “Esse foi um dos  grandes brasileiros que passou pela Câmara como deputado constituinte em 1946. Ao resgatarmos a memória de lutadores como Carlos Marighella,  atualizamos a sua luta para a sociedade dos dias de hoje”, afirmou Simões.

De origem humilde, o baiano Carlos Marighella ainda adolescente despertou para as lutas sociais. Aos 18 anos tornou-se militante do Partido Comunista, dedicando sua vida à causa dos trabalhadores, da independência nacional e do socialismo. Conheceu a prisão pela primeira vez em 1932, após escrever um poema contendo críticas ao interventor Juracy  Magalhães. Libertado, prosseguiria na militância política, e em 1932 mudou-se para o Rio de Janeiro.

Na década de 1960 fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN) para, de armas em punho, enfrentar a ditadura. O endurecimento do regime militar, a partir do final de 1968, culminou numa repressão sem precedentes. Marighella passou a ser apontado como Inimigo Público Número Um.

Na noite de 4 de novembro de 1969 Carlos Marighella foi  surpreendido por uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista, e foi assassinado por agentes do DOPS sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex