Renato Simões cobra rigorosa apuração do “propinoduto tucano”

renato simoes gustavo
O deputado Renato Simões (PT-SP) afirmou nesta semana que o governo do PSDB em São Paulo, e também o Ministério Público do estado, manobram para abafar a investigação de denúncias de corrupção no metrô, e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo ele, as “atuais” denúncias “existem desde os anos 90, mas nunca foram levadas em consideração pelos governos do PSDB”. Deputado federal em primeiro mandato, Renato Simões foi deputado estadual por São Paulo durante 12 anos.

“Acompanhei na Assembleia Legislativa de São Paulo inúmeras irregularidades, denúncias e pedidos de CPI feitos pela oposição sobre irregularidades sobre a CPTM e no metrô. Boa parte dessas denúncias nunca teve uma investigação formal, pois os tucanos de São Paulo conseguiram blindar, junto às várias instituições de controle, sua ação”, acusou Simões.

Além da falta de interesse dos vários governos tucanos (Covas, Serra e Alckmin) em investigar as denúncias, Simões também cobra um posicionamento firme do Ministério Público Federal no estado. O parlamentar, inclusive, protocolou uma representação contra o Procurador da República, Rodrigo de Grandis, no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Na ação, Simões cobra explicações do magistrado sobre o motivo dele ter deixado de encaminhar investigação sobre práticas de corrupção de agentes públicos ligadas ao governo de São Paulo. A representação foi apresentada conjuntamente com o líder da bancada José Guimarães (PT-CE), e os deputados petistas Ricardo Berzoini (SP) e Edson Santos (RJ).

Renato Simões também apresentou outros dois requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O primeiro, convocando o Procurador Rodrigo de Grandis para prestar esclarecimentos sobre o arquivamento das denúncias sobre o propinoduto tucano.

Já no outro, Simões convida o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, para esclarecer os procedimentos internos adotados pelo órgão para investigar e recuperar ativos desviados do erário público federal, principalmente, quando o produto do crime se encontra em país estrangeiro.

CPI – O deputado paulista disse ainda que apoia a coleta de assinaturas, realizada pelo bancada do PT na Câmara, para investigar o caso do “Propinoduto Tucano”. “Nós esperamos conseguir todas as assinaturas necessárias para instalarmos essa CPI, pois há um interesse da união que justifica o pedido feito pela Bancada do PT”, disse Renato Simões.

Leia no link entrevista do deputado Renato Simões sobre a cobrança de apuração do esquema de formação de cartel e corrupção no escândalo apelidado de “Propinoduto Tucano”.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/PALAVRA-ABERTA/458600-DEP.-RENATO-SIMOES-(PT-SP)-COBRA-APURACAO-DA-DENUNCIA-DE-CARTEL-EM-SAO-PAULO.html

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também