O atual secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões (PT/SP), assumirá a vaga na Câmara dos Deputados que foi aberta após o pedido de licença médica do deputado José Genoíno (PT-SP). Simões já foi convocado pela mesa diretora da Câmara para assumir o posto, em cerimônia marcada para amanhã (9), às 14 horas.
Simões assume o mandato como deputado federal prometendo apoiar as reivindicações dos movimentos sociais. “Sabemos que a tarefa não será fácil. O período de atuação será muito curto, nas existem muitas lutas, muitas propostas que já estão nas ruas. Trabalharemos para que elas sejam colocadas na pauta de discussão do Congresso”, afirmou o novo deputado federal do PT de São Paulo.
Interior – Outra proposta de Simões é enfocar as necessidades das cidades do interior paulista, principalmente de Campinas e sua região metropolitana. “É justamente no período em que estivermos na Câmara, que são feitas as emendas no orçamento. Vamos trabalhar no sentido de apresentar propostas que ajudem a levar políticas públicas sociais para a população que mais necessitem delas”, disse o deputado.
Em sua página no Facebook, Simões afirmou que assume “a responsabilidade de substituir um dos mais brilhantes parlamentares de sua geração, colaborando para que o companheiro Genoíno possa recuperar sua saúde da melhor forma possível e, assim, consiga superar todos os desafios que se colocarem em sua vida”.
Simões disse que vai procurar “honrar a confiança” nele depositada pelo povo paulista, “em particular de Campinas e sua região metropolitana, como também pelos movimentos sociais que me apoiaram durante meus três mandatos de deputado estadual em São Paulo e na minha atuação como Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT”.
Renato Simões foi deputado estadual pelo PT/SP entre 1995 e 2006. Foi convocado a assumir a vaga de Genoino depois que o primeiro suplente da bancada do PT, Hélcio Silva, declarou-se impedido para assumir em decorrência de suas responsabilidades como vice-prefeito de Mauá.
Equipe PT na Câmara, com informações da Assessoria Parlamentar
Foto: divulgação