Relatório sobre reforma política fica para agosto; Fontana quer entendimento

Hfontana_ReformaPolAcomissão especial que discute a reforma política na Câmara definiu que o seu relatório conclusivo será apresentado em agosto, logo após o recesso parlamentar. “Nesta reta final antes da apresentação do relatório, diversos partidos estão cobrando reuniões com o relator para apresentarem seus pontos de vista sobre inúmeros aspectos que temos debatido na comissão.

 

Uma matéria conflituosa como esta precisa de bastante tempo para que os consensos possam ser amadurecidos”, declarou o deputado Almeida Lima (PMDB-SE), presidente da comissão.

Para o relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), e para a maioria dos integrantes da comissão, a reforma poderá tramitar de forma mais célere e menos conturbada se o relatório final for baseado num entendimento mais amplo entre os partidos.

Por conta do calendário, o relator também se disse contrário a alterações no sistema eleitoral que já passem a valer nas eleições de 2012. “Seria uma mudança muito em cima da hora. Queremos que a população compreenda o novo sistema que será ou não aprovado pelo parlamento e que os partidos e a sociedade possam se preparar com tempo suficiente para isso”, defendeu Fontana.

Fontana voltou a defender o financiamento público e exclusivo de campanha. “Sabemos que a corrupção em qualquer ambiente possui causas múltiplas, mas a adoção do financiamento público exclusivo de campanha é muito importante para contribuir com o combate à corrupção”, afirmou o relator.

A ampliação da participação da mulher nos parlamentos e do uso de mecanismos de participação popular são outros itens que o relator adiantou do texto que será apresentado na primeira sessão da comissão em agosto.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também