Relatório sobre igualdade de gênero é importante para definição de políticas

dalvaAPComo parte dos eventos comemorativos à luta das mulheres, a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (6), no auditório Nereu Ramos, seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

As deputadas petistas Benedita da Silva (PT-RJ) representando a bancada feminina da Câmara e Dalva Figueiredo (PT-AP),que coordenou uma das mesas de debate, destacaram a importância do relatório sobre igualdade de gênero apresentado pelo Banco Mundial.

“As questões contidas no relatório são preponderantes para as políticas públicas que devem ser implantadas pelo governo brasileiro. Com certeza faremos bom uso desse relatório, na medida em que ele contribuirá com avanços e aperfeiçoamentos, principalmente em questões sobre o empoderamento político da mulher e sua participação na reforma política”, disse a deputada Benedita.

Benedita da Silva lembrou também que uma das questões fundamentais diz respeito à representação feminina no parlamento. Para ela, a paridade de gênero na reforma política é fundamental. Ela acredita que o relatório possa contribuir nessa direção.

De acordo com Dalva Figueiredo, que coordenou a mesa de lançamento do Relatório sobre Desenvolvimento Mundial 2012 – Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, o documento apresenta dados dos últimos 20 anos, relevantes para a luta das mulheres.

“É um relatório muito importante para que possamos refletir e debater pelo Brasil afora políticas públicas de gênero. Com certeza, os dados contidos nesse documento vão municiar nossos estados e regiões, no sentido de aperfeiçoar ações que beneficiarão as mulheres do nosso país”, afirmou.

Em relação ao empoderamento, o relatório aponta que a maioria dos países reconhece o direito das mulheres. Apenas seis não ratificaram a Convenção sobre eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres. O relatório aponta também que houve progresso, principalmente, na área de educação, ou seja, mais de 50% dos universitários do mundo são do sexo feminino.

 

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também