Relatório da Comissão da Verdade fortalece a democracia, destaca Dilma

Comissaodaverdade
Foto: Roberto Stuckert Filho
 
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou, nesta quarta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o seu relatório final após dois anos e meio de trabalho. A presidenta Dilma Rousseff destacou que o trabalho da CNV contribui para o aperfeiçoamento da democracia. Dilma se emocionou em pelo menos dois momentos e chegou a interromper o discurso para conter as lágrimas, no que foi aplaudida pelo público, composto por autoridades do governo, parlamentares, militantes de direitos humanos e familiares de mortos e desaparecidos da ditadura militar encerrada em 1985.
 
“Tornar público este relatório nesta data é um tributo a todas as mulheres e homens do mundo que lutaram pela liberdade, pela democracia e, com essa luta, ajudaram a construir marcos civilizatórios e tornaram a humanidade melhor”, afirmou a presidenta.
 
“Nós que amamos a democracia esperamos que a divulgação deste relatório permita reafirmar a prioridade que devemos dar às liberdades democráticas”, ressaltou Dilma.
 
A chefe de Estado manifestou “caloroso agradecimento aos familiares dos mortos e desaparecidos” e lamentou o fato de que, sem informações oficiais sobre o paradeiro de seus entes queridos, as famílias “continuam sofrendo como se seus familiares morressem a cada dia”.
 
O trabalho da Comissão, avaliou a presidenta, “fez crescer a possibilidade do Brasil ter um futuro plenamente democrático e livre de ameaças autoritárias” e crê que a sociedade brasileira “saberá reconhecer a importância deste trabalho, que torna nossa democracia ainda mais forte”.
 
Dilma também fez questão de rechaçar qualquer possibilidade de revanchismo com o trabalho da CNV. “A verdade não significa a busca de revanche. A verdade não precisa ser motivo para ódio ou acerto de contas. A verdade produz consciência, aprendizado, conhecimento e respeito. A verdade significa a oportunidade de apaziguar cada indivíduo consigo mesmo e um povo com a sua história. A verdade é uma homenagem a um Brasil que já trilha três décadas de um caminho democrático”, enfatizou a presidenta.
 
No período da tarde, os integrantes da CNV entregarão o relatório aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
 
Rogério Tomaz Jr. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex