Relator solicita ao governo dados sobre vítimas de agrotóxicos em alimentos

padre ton_agrotoxicos1606_D1O deputado Padre João (PT-MG), relator da subcomissão que discute impactos do uso excessivo de agrotóxicos no país, solicitou nesta quinta-feira (16) aos ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Agricultura e ao Ibama o envio de dados relacionados à vítimas de agrotóxicos no país. Os dados, informou o parlamentar, deverão subsidiar a apresentação de propostas que visem o controle do uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos produzidos pelo agronegócio brasileiro.

Durante audiência nesta manhã para debater o tema, o parlamentar condenou a venda e a comercialização de alimentos com resíduos de agrotóxicos e reclamou da falta de dados oficiais sobre as vítimas desses produtos contaminados.

“A segurança alimentar sustentável não é a garantia de um abastecimento de qualidade. Todo cidadão tem o direito ao acesso a alimentos de qualidade, sem riscos à sua saúde. Sabemos que muitos dos alimentos consumidos no país estão fora dos padrões aceitáveis de resíduos. Este é um grave problema que precisamos solucionar”, disse.

De acordo com dados da Anvisa, de 2009, no ranking dos 20 alimentos mais contaminados, estão o pimentão, uva, pepino, morango e a couve. Outros alimentos bastante consumidos no país, como o alface, tomate, arroz, cenoura e laranja, também aparecem na lista.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também