Relator no Senado aprova indicação de Dino ao STF: “Invejável currículo”

Flávio Dino: indicado pelo presidente Lula para se tornar ministro do STF Foto: Sérgio Lima

O ministro da Justiça, Flávio Dino, recebeu mais um importante apoio para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): o do senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação no Senado.

O parlamentar apresentou seu relatório nesta segunda-feira (4), recomendando a aprovação do nome de Dino, que, segundo Rocha, “possui invejável currículo”.

“Trata-se de uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político. Ex-professor de duas universidades federais (UFMA e UnB), mestre em Direito, ex-juiz, Senador, Ministro de Estado, ex-Governador, alguém que teve experiências exitosas no exercício de funções dos três poderes da República”, afirma o senador no documento.

Com isso, Dino chega ainda mais fortalecido à sabatina pela qual deverá passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, marcada para o dia 13. Depois, a indicação também precisará ser analisada no plenário da Casa.

Elogios e apoios constantes

O nome de Dino para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber foi anunciado pelo presidente Lula em 27 de novembro. Na mesma ocasião, Lula encaminhou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a indicação de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

Desde que foi feito o anúncio, Flávio Dino tem recebido reiterados apoios, como os de atuais ministros do STF. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, por exemplo, disse que se trata de “uma escolha muito feliz do presidente da República”, que “vai agregar valor” ao tribunal.

Já a ministra Cármen Lúcia afirmou que “a chegada do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal honra o Poder Judiciário e o Brasil”. “É um homem com notável saber jurídico e que dispõe de comprovada dedicação à causa pública. Todos do tribunal e eu mesma, que convivo há muitos anos com o ministro Dino, nos sentimos honrados com sua chegada”, completou.

Lideranças do PT apoiam Dino

Mais recentemente, Flávio Dino recebeu apoio do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil.

Várias lideranças do PT também saudaram a decisão do presidente Lula. O deputado federal e secretário nacional de Comunicação, Jilmar Tatto, por exemplo, ressaltou que “Dino alia capacidade técnica, conhecimento político e comprometimento ético”. 

 

Na semana passada, em entrevista à TV 247, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse considerar uma escolha “muito boa”. 

“Flávio é um grande companheiro, com muita experiência, experiência política, experiência jurídica. E eu não tenho dúvidas de que o Supremo ganha muito com a indicação dele”, acrescentou Gleisi. 

Ela lembrou ainda que, durante a perseguição de Lula pela Lava-Jato, Dino “foi uma das vozes ativas na defesa do presidente Lula, no enfrentamento à desconstrução da democracia e à Lava Jato”.

Extrema direita isolada

Contrária à indicação de Dino só mesmo a extrema direita, por meio de seus porta-vozes seja no Congresso Nacional, seja na imprensa. 

Os bolsonaristas, no entanto, se tornam cada vez mais isolados, com suas críticas infundadas e movidas certamente pelo rancor que sentem desde que a tentativa de golpe em 8 de janeiro foi abortada pelo governo Lula, com importante atuação de Dino no combate aos terroristas.

Da Redação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex