Relator do Programa Mais Médicos apresenta parecer nesta quarta-feira

MaisMedico17092013

A comissão mista que examina a medida provisória (MP 621/13) que institui o Programa Mais Médicos pode apreciar o parecer do relator Rogério Carvalho (PT-SE) nesta quarta-feira (18), quando será apresentado. Entre as novidades que o texto traz está a eliminação do item que previa estágio obrigatório de dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão de medidas que visam inovar no campo da residência médica.

De acordo com o relator, o fato de os médicos possuírem registros definitivos e o grau de responsabilidade a que eles são submetidos dão a esses profissionais prática e vivência que podem ser aproveitadas numa residência médica. Por isso, explicou, surgiu a ideia de se introduzir no programa medidas que visam não só formar médico geral, com competência clínica, mas também permitir que se especializem em outras áreas da residência médica.  A duração para se especializar em cirurgia geral, por exemplo,  é de um ano e  em cardiologia dois anos, informou Rogério Carvalho.

“Estamos propondo que esta vivência no novo campo de aprendizado restabeleça a prática geral da medicina e que ela ocorra numa residência médica. A nossa ideia é que essa residência seja para todos os médicos formados no país. Isso é um avanço porque vai oferecer a todos os formados, a possibilidade de serem especialistas”, disse Rogério Carvalho.

Ele adiantou que as propostas não mudam as regras da residência médica. Ele disse ainda que já propôs à Comissão Nacional da residência Médica que faça as adequações necessárias.

O parlamentar propõe também que o programa substitua pré-requisitos que  antes eram de outras especialidades. Ao fazer essa substituição, Rogério Carvalho pretende evitar o prolongamento da formação do médico do Brasil. Isso, explicou, não significa perda na qualidade  e, segundo ele,  “não deixará  de atender às demandas do sistema público e do sistema privado”.

O petista disse que essas propostas foram debatidas com a comissão de especialistas, com representantes da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino superior (Andifes) e com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Educação, Aloizio Mercadante.

Falsa Polêmica –  Os opositores do programa Mais Médicos que participaram da audiência pública realizada pela comissão especial nesta terça-feira, insistiram no argumento de que as normas estabelecidas na contratação de médicos estrangeiros, principalmente os profissionais cubanos,  são análogas ao trabalho escravo.

O deputado Rogério Carvalho repudiou a tentativa de desqualificar o programa e afirmou que esses profissionais estão vindo através de um convênio firmado com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “Alguém acredita que um órgão das Nações Unidas como a Opas vai se prestar a intermediar parceria para que um governo escravize profissionais de outro governo?, questionou.

Para o parlamentar, esse é um debate que não procede e escamoteia o foco principal do debate.  “Esse debate não faz o menor sentido. Estão tentando criar uma falsa polêmica para confundir a opinião pública. Querem desfocar o debate que é reserva de mercado e a solução dos problemas da saúde pública brasileira”, afirmou.

A reunião da comissão mista está prevista para às 14h30, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Foto: Salu Parente

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex