Relacionamento homoafetivo gera polêmica em debate sobre Estatuto da Família

janinemoraes_CCJ_familiasO Estatuto das Famílias foi discutido nesta quarta-feira (12) na Comissão de Constituição e Justiça por parlamentares, juristas, pastores, sociólogos e representantes da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

O debate acalorado evidenciou as divergências entre os que são a favor e os que são contrários ao estatuto proposto pelo Instituto Brasileiro da Família (IBDFAM), por meio do projeto de lei 2285/07, do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que tramita apensado ao PL 674/07, do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O ponto mais polêmico do texto é a proposta de reconhecimento da união homoafetiva.

O deputado José Genoino (PT-SP) declarou ser totalmente a favor do estatuto. “Sou defensor da proposta, lutei para ser o relator do projeto. Desde a época da constituinte que luto pela união estável e foi uma batalha manter esse termo na Constituição”, afirmou. Ele ressaltou que não se pode separar direitos humanos de direitos civis e alertou que as verdades absolutas produzem autoritarismo, preconceitos e intolerâncias. “Defendo o Estatuto da Família porque ele é democrático, humano e humanista”, enfatizou.

Também a favor da proposta, a vice-presidente do IBDFAM, Maria Berenice Dias, destacou que a união entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade. “E as novas configurações familiares não podem ficar fora da tutela jurídica”, defendeu a jurista. Ela citou decisão recente do Superior Tribunal de Justiça, que reconheceu a adoção feita por duas mulheres, e afirmou que a união homoafetiva não ameaça a família.

O deputado Sérgio Barradas Carneiro argumentou que o texto do Estatuto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, em agosto de 2008, aperfeiçoou a proposta na questão da homoafetividade. “O estatuto moderniza o direito da família de acordo com a Constituição e a vida moderna, sanando as intensas controvérsias e dificuldades em sua aplicação desse direito”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLBT), Toni Reis defendeu a liberdade de orientação sexual e os princípios da união estável e da adoção por casais homoafetivos. “Queremos a atualização da legislação de acordo com a realidade social. Somos 20 milhões de homossexuais no Brasil. Queremos os direitos civis e não o casamento”, afirmou. Ele destacou que no governo Lula houve muitos avanços no combate ao preconceito. “São dez ministérios com políticas voltadas para um país sem homofobia e o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), reconhece a união estável e direitos iguais para todos”, citou.

Já na visão do pastor Abner Ferreira, da Igreja Assembleia de Deus, o que está proposto no estatuto é uma desconstrução da família. “Ao admitir a união de pessoas do mesmo sexo, a proposta pretende destruir o padrão da família natural, em vez de protegê-la”,criticou. O pastor Silas Malafaia, também da Assembleia de Deus, ressaltou que nenhuma sociedade é mais forte que o laço dos seus familiares e que só a família formada por um homem e um mulher pode perpetuar a espécie. Ele disse que respeita a livre opção sexual, mas que não pode concordar com a legalização deste comportamento. “A união de duas pessoas do mesmo sexo não pode ter status de família”.

A presidente da Comissão de Direito de Família do Instituto dos Advogados de São Paulo, Regina Tavares, criticou a proposta e afirmou que o estatuto proposto permite a poligamia. “Em seu artigo 64, a lei afirma que a união formada em desacordo com os impedimentos legais não exclui as obrigações de assistência e partilha de bens. Na prática, reconhece os mesmos direitos para mulheres/maridos e amantes”, explicou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100