Reginete Bispo (RS)

A deputada Reginete Bispo é socióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ativista dos Direitos Humanos no enfrentamento ao machismo e racismo e ativista do movimento de mulheres negras.
É sócia-fundadora do Instituto Akanni – Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia.

Nasceu na zona rural de Marau (RS) em 23.01.63 e mudou-se para Passo Fundo (RS). Iniciou na militância social junto à Pastoral da Juventude e na luta pela Reforma Agrária, com a vida marcada pela luta pelo direito à terra. Em 1986 filiou-se ao PT, participando das executivas municipais de Passo Fundo e de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT-RS.

Reginete integra o Movimento Negro Unificado desde 1990. Ainda em 1988 coloca seu nome à disposição da luta antirracista e concorre a vereadora pelo PT de Passo Fundo. Em 1994 e em 2014 disputou uma vaga a deputada estadual. Em 2018 fica na suplência da chapa ao Senado, com Paulo Paim (PT).

Participou da equipe de transição do primeiro governo Lula, em 2003, com a pauta Igualdade Racial e Segurança Pública. No Legislativo gaúcho assessorou as Comissões de Cidadania e Direitos Humanos (2005 a 2011) e de Segurança e Serviços Públicos (2015 a 2016).

No governo do estado de Olívio Dutra foi diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos e no de Tarso Genro atuou como assessora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Em 2011 recebeu a Medalha de Honra ao Mérito de Ensino do Governo do Estado/Brigada Militar e, em 2018, o prêmio Zumbi dos Palmares, da AL-RS.

Representou o Brasil na 3ª Conferência Internacional de Solidariedade da África do Sul, em 2012. E em 2015, a convite do Parlamento do Senegal, esteve no país para conhecer a realidade política e socioeconômica local e construir alternativas aos imigrantes senegaleses residentes no Brasil. Foi consulesa honorária do Senegal no Rio Grande do Sul reforçando sua relação internacional e diplomática com os países de língua portuguesa e na criação de políticas de proteção, acolhimento e adaptação para imigrantes e refugiados.

É sócia-fundadora do Instituto Akanni – Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia. Vem trabalhando ao longo de anos pelo reconhecimento e regularização dos territórios tradicionais: de matriz africana, quilombolas e indígenas da Região Sul.

Em 2020, propõe uma inovação para Porto Alegre e participa do pleito para a Câmara de Vereadores, com uma candidatura coletiva de cinco mulheres negras.

Concorre em 2022 a deputada federal e assume uma vaga na 57ª Legislatura, em fevereiro de 2023.  

Reginete Souza Bispo
Nascimento: 23/01/1963
Naturalidade: Marau  (RS)
Profissão: Cientista Social
Gabinete: Gabinete 552 – Anexo IV – (61) 3215-5552

https://twitter.com/reginetebispo

  https://www.facebook.com/RegineteSouzaBispo/

  https://www.instagram.com/reginetebispo/

ÚLTIMAS POSTAGENS