Reginaldo Lopes (MG)

Reginaldo Lopes é economista e deputado federal pelo PT de Minas Gerais. É autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação, um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento à corrupção, e da Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte.

Economista, formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e filho de produtores rurais e começou a trabalhar ainda cedo, vendendo picolé e, posteriormente, em uma padaria.

Hoje, é um dos parlamentares mais influentes do Congresso, segundo o DIAP, e foi considerado um deputado “Amigo da Educação”, pela Unesco. Entre as suas muitas ações nessa área, estão o Estatuto da Juventude e a relatoria do novo Fies. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para as juventudes na história do Congresso Nacional e atualmente preside e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais.

Reginaldo criou e presidiu a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres, que apresentou uma série de projetos para mudar o atual sistema de segurança pública e todo o caminho penal no Brasil, lutando contra o racismo estrutural e fazendo o Congresso Nacional reconhecer sua existência.

O deputado tem se dedicado a discutir um novo modelo econômico e tributário para o país e questionado a atual política de preços da Petrobrás que faz com que paguemos em dólar pelo combustível produzido aqui. Atualmente, coordena implementação do Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC), para ajudar a transformar os municípios em uma incubadora de investimentos, que gerem emprego, renda, riqueza, desenvolvimento e mais sustentabilidade.

A saúde animal também é uma preocupação do seu mandato, tendo apresentado projeto para criar o SUS Animal, garantindo universalização do acesso e do atendimento aos animais de companhia.

Em março de 2020, no início da pandemia, começou a apresentar uma série de ações na Justiça contra a irresponsabilidade de Jair Bolsonaro na condução da crise sanitária, apontando crimes como os de responsabilidade, de prevaricação e contra a saúde pública. As peças podem levar ao afastamento do presidente.

Lidera um mandato popular, humanista e participativo, responsável por muitas conquistas por meio de emendas parlamentares, leis e votos sempre para defender o povo, Minas Gerais e o Brasil. Reginaldo Lopes foi o líder do PT na Câmara no ano de 2022. Se reelegeu deputado com 196.760 votos, para um novo mandato em 2023. 

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes

Nascimento: 2/4/1973
Naturalidade: Bom Sucesso, MG
Profissões: Economista
Gabinete: 426, Anexo 4, Telefone: 3215-5426, Fax: 3215-2426

 @ReginaldoLopes
reginaldolopesmg
Instagram: reginaldolopesmg

YouTube: Reginaldo Lopes

ÚLTIMAS POSTAGENS