Reginaldo Lopes destaca sintonia com o MEC na reformulação do Ensino Médio

As propostas do Ministério da Educação para melhorar o Ensino Médio brasileiro convergem com as ações que estão em estudo na comissão especial da Câmara que trata do tema. A avaliação é do presidente do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). “Estamos sintonizados nas soluções para fazer avançar, melhorando a qualidade do ensino, permitindo a qualificação do professor, garantido a permanência do jovem na escola, e proporcionando uma oportunidade de profissionalização do estudante e ampliando os recursos orçamentários para o setor”, afirmou Reginaldo Lopes.

O deputado anunciou que a comissão pretende apresentar o seu parecer em outubro. “A questão polêmica ainda é como calibrar o Ensino Médio regular com o ensino técnico. A certeza que temos é a de que o mundo atual exige que o aluno saia da escola com uma qualificação para o mercado de trabalho”, afirmou.

A deputada Iara Bernardi (PT-SP) elogiou os compromissos com o Ensino Médio, apresentado pelo ministro Aloizio Mercante (Educação). “É fundamental esse regime de colaboração que o ministério estabeleceu com a rede estadual de educação. Espero que essa ação conjunta contribua também para que todos os estados cumpram o piso salarial do professor, agente indispensável da educação de qualidade”, afirmou.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou a parceria do MEC com a comissão especial para promover as mudanças necessárias para melhorar o Ensino Médio, “que vive uma crise sem precedente”. “O setor carece de mudanças profundas, não é só financiamento”, alertou.

O deputado Artur Bruno (PT-CE) lembrou que vários países também estão reformulando o Ensino Médio. “Um dos maiores desafios é o currículo, temos excesso de conteúdo”, citou. Ele defendeu também mudança nos cursos de formação dos professores, que precisa ter mais metodologia e menos teoria, na sua avaliação.

O deputado Newton Lima (PT-SP) defendeu a inclusão dos Conselhos da Juventude nos compromissos com o Ensino Médio. “Eles serão essenciais, principalmente no compromisso de não deixar nenhum aluno fora da escola”.

Para o deputado Siba Machado (PT-AC) é fundamental incluir a iniciação científica obrigatória no currículo do Ensino Médio. E a deputada Margarida Salomão (PT-MG) lembrou o “extraordinário” salto de qualidade da educação nos governos Lula e Dilma. “A crise na etapa da educação é um fenômeno mundial, decorrente da mudança cultural advinda das novas técnicas de comunicação”, acrescentou.

Participaram ainda do debate com o ministro Mercadante os deputados Antonio Carlos Biffi (PT-MS); Leonardo Monteiro (PT-MG); Márcio Macêdo (PT-SE); Odair Cunha (PT-MG); Waldenor Pereira (PT-BA); e Weliton Prado (PT-MG).

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100