Em entrevista à TV Câmara nesta quarta-feira (26), o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que caberá ao Congresso brasileiro a missão de entregar à população brasileira as reformas política e tributária.
De acordo com o petista, que assume na próxima semana a liderança do partido na Câmara, este é um momento estratégico para a discussão, já que existe uma convergência entre a base aliada e a oposição sobre a necessidade e urgência das duas reformas.
“Estes são os dois grandes temas do Congresso Nacional para a legislatura que se inicia semana que vem. Sabemos que estes dois temas são uma prioridade para a presidenta Dilma, mas é importante ressaltarmos que esta é uma missão para o Parlamento e não para o Executivo resolver”, afirmou.
De acordo com Paulo Teixeira, há pesquisas que revelam que cerca de 80% dos parlamentares desejam as duas reformas. “Temos que aproveitar essa grande oportunidade de convergência para dar conta desta importante pauta para o País”, complementou.
O parlamentar explicou que a reforma política deverá ser implementada aproveitando os aspectos positivos e descartando os negativos. “Queremos fazer mudanças que garantam racionalidade ao processo eleitoral brasileiro a partir do acúmulo que existe no Brasil. Não podemos alterar todo o sistema político para cair no desconhecido. Temos que manter aspectos positivos e alterar os negativos, para fortalecer todo o sistema político’, disse.
Já sobre a reforma tributária, Paulo Teixeira espera que as mudanças assegurem uma tributação mais justa, que estimule a contratação de trabalhadores formais. “Nossa tributação desestimula a contratação de pessoas. Temos que ver onde a tributação é ineficiente e melhorá-la”, acrescentou.
Edmilson Freitas