Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff vai receber às 17h desta segunda-feira (13), no Palácio da Alvorada, o resultado oficial do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Convocado e apoiado por mais de 450 organizações sociais de todo o país, o plebiscito contou com a participação de quase oito milhões de pessoas, que votaram nas mais de 40 mil urnas espalhada por todo o País, durante a semana da Independência.
Como resultado do trabalho dos mais de dois mil comitês populares que coletaram os votos 97,05% dos eleitores votou “Sim” no plebiscito, a favor de uma reforma do sistema político.
Para o deputado Renato Simões (PT-SP), o ato é importante porque expressa a vontade popular por uma ampla reforma do nosso sistema político. “Não tenho a menor dúvida de que essa reforma só acontecerá com mobilização popular. Desde a Constituinte de 1988 o Congresso é insensível a este tema por conta do financiamento privado de campanha, que consegue eleger uma maioria no parlamento contrária à reforma”, explicou.
Entre os dias 14 e 15 de outubro (terça e quarta), as organizações sociais envolvidas no processo realizarão uma Plenária Nacional em Brasília com cerca de dois mil pessoas, quando entregarão o resultado final aos demais poderes da República.
Héber Carvalho