Reforma política é principal desafio da nova Bancada do PT que assumiu mandato nesse domingo

plenarioposse
Foto: Gustavo Bezerra
 
Com a expectativa de construir uma agenda nacional que responda aos anseios da sociedade, a Bancada do Partido dos Trabalhadores assumiu neste domingo um novo mandato – 2015 a 2019. Entre os principais desafios defendidos pela nova bancada, está a reforma política, citada como caminho para aprimorar o sistema eleitoral do País. A cerimônia de posse dos 513 deputados eleitos no pleito de outubro lotou os corredores da Câmara e contou com presença de parlamentares e familiares, além de autoridades.
 
A deputada Margarida Salomão (PT-MG), reeleita para o seu segundo mandato, afirmou que a expectativa é que o Legislativo possa atender à demanda da sociedade brasileira na direção de grandes transformações que estão colocadas e que são necessárias. “Uma delas é a reforma política, e a outra é a regulamentação dos meios de comunicação. Sem isso, vamos ser um Parlamento fechado em pequenas causas, na gestão do varejo e sem conseguir levar à frente o grande debate que a sociedade brasileira espera de nós”, enfatizou a petista.
 
Para o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder da bancada, a expectativa é que a Câmara consiga construir uma agenda com os temas que a sociedade exige. “A reforma política é um desses temas. Não podemos vir aqui e nos perder no emaranhado de agendas menores, ou simplesmente agendas corporativas. O que eleva o conceito do Parlamento brasileiro é se ele discutir temas de interesse da sociedade brasileira. E uma das mudanças essenciais é a reforma política”, disse.
 
A deputada Ana Perugini (PT-SP), eleita para o primeiro mandato na Câmara após passagem pela Assembleia Legislativa de São Paulo, destaca a área da educação como prioridade. “Nossa expectativa é ter bastante transparência no mandato que foi concedido pelos eleitores. Sem uma educação de fato, uma mudança na educação, em que haja uma ampliação do território curricular, a ampliação da permanência da criança dentro da escola não apenas para aprender português e matemática, mas também, para aprender os saberes da vida, não vamos ter o envolvimento da sociedade para enfrentar os temas colocados”. 
 
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) destacou que existe atualmente uma pauta que é um clamor da sociedade: “Trata-se da necessidade de democratizar o sistema eleitoral do nosso País. Se não fizermos uma reforma política urgente, será insustentável”.
 
Na opinião do deputado Vicente Cândido (PT-SP), está sob a responsabilidade do Congresso Nacional fazer reformas importantes. Entre elas, a reforma política. “Precisamos mudar a imagem do Legislativo perante a população para a valorização da política e da cidadania, ou seja, muita energia e muita fé para que a gente vença os desafios”.
 
Eleição da Mesa – Ainda neste domingo, às 18h, será realizada a sessão de eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora – biênio 2015/2016. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é um dos candidatos à Presidência da Casa. Também serão eleitos dois vice-presidentes e quatro secretários com quatro suplentes. 
 
Abertura do Ano Legislativo – Nesta segunda-feira (2), às 15h, está marcada a abertura da primeira Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura. Para a cerimônia, são convidados os chefes do Executivo e do Judiciário, entre outras autoridades.
 
Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex