Reforma da Previdência é aprovada em comissão especial da Câmara com o voto contrário do PT

 

Após longo debate que durou mais de oito horas, a base do governo golpista na comissão especial da Reforma da Previdência (PEC 287/16) conseguiu aprovar, nesta quarta-feira (3), o texto base do substitutivo do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), com 23 votos favoráveis e 14 contrários. Todos os deputados do PT votaram contra a proposta.

A vitória aconteceu após a troca de vários deputados governistas que ameaçavam votar contra o texto. Ao final da votação, parlamentares de oposição mandaram um recado, na forma de palavra de ordem, aos apoiadores da proposta: “Oh traidor / pode esperar / a sua hora vai chegar!”. Até o fechamento desta matéria os destaques ao texto ainda não haviam sido votados.

Durante o debate, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) ressaltou que a reforma proposta por Temer é equivocada e baseada em dados falsos. “Quem acompanhou os debates nessa comissão sabe que o custeio definido pela Constituição para a Seguridade Social, e que inclui a Previdência, demonstra que ela é superavitária. Mas o governo apresenta uma proposta, baseada em projeções de longo prazo, que subestima a receita e superestima a despesa. O objetivo é liberar recursos para pagamento dos serviços da dívida e enquadrar a Previdência no teto de gastos dos próximos 20 anos”, denunciou.

Já o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) afirmou que a reforma de Temer vai prejudicar especialmente os mais pobres. “Manter a idade mínima de 65 anos e 40 anos para aposentadoria integral, por exemplo, segundo dados de 2015, vai impedir que quase 80% da população se aposente. Outro ponto pouco explorado é que o relatório explicita a privatização da Previdência pública, ao abrir para a participação da previdência privada. O certo é que nenhuma proposta contida no relatório é melhor que a atual legislação”, apontou.

Já o deputado José Mentor (PT-SP) também desmascarou os supostos avanços alardeados pela base governista no relatório aprovado. “O relator diz que alterou a proposta do governo reduzindo as exigências, mas aumentou de 60 para 62 anos a aposentadoria das mulheres, de 15 para 25 anos o tempo de contribuição, o que hoje impediria 79% dos que ganham salário mínimo de cumprir a exigência, além de impor 40 anos para aposentadoria integral, que hoje não existe. Essa é uma reforma feita para beneficiar os bancos e os rentistas”, destacou.

Também presentes ao debate, os deputados petistas Reginaldo Lopes (MG) e Henrique Fontana (RS) orientaram o voto contrário ao relatório, respectivamente, pela liderança do PT e pela liderança da Minoria.

Conheça os principais pontos do relatório:

– Estabelece a idade mínima para a aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

– Aumenta de 15 para 25 anos o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria. Segundo o relatório, a partir dos 25 anos de contribuição a aposentadoria poderá ser requerida. Neste caso, o beneficiário receberá apenas 70% do valor da aposentadoria aumentando conforme o tempo de contribuição, até atingir os 100%.

– Fixa em 40 anos o tempo para a aposentadoria integral (100% da média das contribuições).

– Institui a idade mínima para a aposentadoria rural de 60 anos para homens e 57 anos para as mulheres, com contribuição mínima de 15 anos.

– Aumenta de 65 para 68 anos o limite de idade para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que beneficia principalmente idosos pobres que não conseguiram cumprir as regras para aposentadoria.

– Permite a acumulação de pensões somente até o limite de dois salários mínimos.

 

Héber Carvalho

FOTO: Antônio Augusto/CD

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex