Recuperar o Plano Nacional de Imunização é prioridade

Foto: Reprodução PT no Senado
Novo governo recebe o Sistema Único de Saúde (SUS) completamente desestruturado como resultado de anos de pregação negacionista e antivacina. “É um desabastecimento grande que vai da dipirona ao remédio para Aids”, alerta o senador Humberto Costa.

O percentual é o maior dos últimos cinco anos, quando os índices de cobertura vacinal no Brasil começaram a cair.

“Nossa gestão à frente do Ministério da Saúde será pautada pelo diálogo com a ciência”, disse a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, em seu discurso de posse.

Além disso, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, disse nesta sexta-feira (6) que há um desabastecimento de vacinas pediátricas contra Covid no país, fruto da desorganização da gestão anterior. Mas, Ethel destacou que o Ministério já está em negociação com a Pfizer para tentar repor os estoques dos imunizantes até o fim deste mês.

Senador Humberto Costa. Foto: Gabriel Paiva-Arquivo

No final do ano passado, ao entregar o relatório do Grupo Técnico de Saúde do Gabinete de Transição, a atual ministra da Saúde anunciou medidas como a transformação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em departamento, a restituição do Comitê Técnico Assessor de Imunização e o reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) como meta desde o seu primeiro dia de gestão.

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que a saúde é uma das áreas prioritárias para o novo governo. Ele afirmou que nos últimos anos várias áreas “andaram para trás”, mas que o maior retrocesso foi registrado na saúde.

“Até o PNI, que era exemplo no mundo, teve uma enorme perda, a ponto de termos hoje cerca de 50% das crianças entre 4 e 5 anos sem o reforço para poliomielite”, disse, acrescentando entre os retrocessos o represamento de exames e cirurgias, além do corte de verbas para o Programa Farmácia Popular.

Falta de planejamento

A situação é tão delicada que, para 2023, o governo deve ter dificuldade para ampliar a cobertura vacinal. Tudo isso porque Bolsonaro não fez um planejamento para a reserva de compra de imunizantes destinada a ampliar o estoque.

Ou seja, o número de doses para este ano é suficiente apenas para manter os atuais patamares, que não chegam a 75% em nenhum dos principais imunizantes. Para uma cobertura vacinal eficiente, é preciso manter a taxa acima de 90%.

O senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do GT de Saúde, estabeleceu como prioridade recompor o Orçamento da pasta e a cobertura vacinal do país. Ele apontou a falta de insumos, remédios e imunizantes no país.

“É um desabastecimento grande que vai da dipirona ao remédio para Aids”, disse. Segundo o senador, a lista de prioridades do novo governo ainda inclui a redução da demanda reprimida de vacinas causada pela pandemia e propor medidas para pacientes com sequelas pós-covid.

Por PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também