O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) reuniu-se na semana passada com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da América Latina Logística (ALL/Rumo) para tratar da reativação do ramal ferroviário Santos-Cajati que foi construído há 100 anos e está fora de operação desde 2002. Essa importante linha, que possui mais de 200 km, cruza 13 municípios na ligação do Litoral Sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, já transportou passageiros e cargas, principalmente frutas e minério.
Em resposta ao pedido, a ANTT informou que as licenças ambientais necessárias para a retomada das obras devem estar aprovadas em breve, quando a concessionária do serviço (ALL/Rumo) poderá retomar os trabalhos de recuperação da linha que incluem recomposição de taludes, drenagem, reposição de trilhos e troca de dormentes.
“Essa ferrovia é a única que atende a região sul do Estado. A estimativa inicial é que 1,5 milhão de toneladas de cargas podem ser comercializadas por ano. Seguiremos lutando para que as obras de implementação da ferrovia seja concluídas. Isso vai garantir mais emprego e renda para a população da região”, destacou. Zarattini, ainda, chamou a atenção da ANTT e reafirmou a necessidade da retomada do transporte de passageiros na linha, considerando, dentre outras coisas, os atrativos turísticos que os municípios oferecem naquele trecho.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara