A comunidade quilombola Mesquita, em Cidade Ocidental (GO), recebeu no domingo (20), a visita das deputadas federais Marina Sant’Anna (PT-GO) e Érika Kokay (PT-DF).
Em reunião, os moradores apresentaram a situação do quilombo, que tem sofrido com a cobiça de empresários interessados em suas terras e com o desmatamento de áreas de preservação.
Os quilombolas se mostraram bastante preocupados com a situação ambiental.
“Os mais velhos não entendem nada e ficam muito tristes com depredação”, destacou Sandra Braga, uma das lideranças da comunidade.
O Quilombo Mesquita tem grande produtividade, vinda da agricultura familiar, e seus produtos – doces, marmelo, verduras, legumes, mandioca, farinha, entre outros – são vendidos em feiras de Cidade Ocidental, que fica a cerca de 50 Km de Brasília. Os moradores querem ampliar a produção para trazer crescimento para o quilombo, além de possibilitar a valorização cultural de seus moradores.
As deputadas se comprometeram a manter os espaços de diálogo e apoio com o Mesquita, atuando para que os remanescentes do quilombo tenham seus direitos e terras preservados.
Assessoria Parlamentar