Queda da inflação frustra os que apostam no “quanto pior, melhor”

IPCA
 
Dados do IBGE divulgados na terça-feira (8) revelam desaceleração da taxa inflacionária no país. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede inflação oficial brasileira, registrou no mês de junho uma taxa de 0,40%, menor que a registrada em maio (0,46%). De acordo com o instituto, essa é a terceira queda consecutiva.
 
Para os deputados do PT, Devanir Ribeiro (SP) e Pedro Eugênio (PE), essa tendência apontada no estudo do IBGE derruba a tese daqueles que apostam no “quanto pior, melhor”. 
 
“Acredito que o índice inflacionário está dentro do regime de metas estabelecido, contrariando os economistas e analistas de plantão, que repetiram inúmeras vezes que a inflação não iria baixar, inclusive, com a participação da grande mídia que sempre apostou no quanto pior melhor. Eu acredito que a economia está no rumo certo”, avaliou Devanir Ribeiro. 
 
De acordo com Devanir, os dados do Instituto não surpreendem. Para ele, o ministro da Fazenda, Guido Mantega já havia reiterado em vários momentos que a inflação estava sob controle. Ele disse ainda que a crise mundial faz países como o Brasil a manterem uma recuperação lenta, mas constante.
 
Para o deputado Pedro Eugênio, a política macroeconômica do governo federal  tem mantido a inflação num patamar dentro da faixa de variação. Segundo ele, a previsão de economistas e articulistas da imprensa que apostaram numa inflação fora do controle, nunca se confirmou.
 
“Essas opiniões estão muito mais campo da politização e eleitoralização da economia. É clara a tentativa de se criar um clima de pessimismo do que qualquer outra coisa”, explicou Pedro Eugênio.  De acordo com o parlamentar petista, “a política macroeconômica está equilibrada e a inflação sob  controle”.
 
Alimentos – De acordo com os dados apresentados pelo IBGE, a terceira queda seguida é reflexo da baixa nos preços dos alimentos e bebidas. O preço caiu de 0,58% em maio para 0,11% em junho. Desde julho de 2013, esse é o menor resultado. A desaceleração nesse período chegou ao índice de  0,33%.
 
Esse resultado confirma a tendência de baixa prevista na semana passada, pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. De acordo com ele, mesmo com as oscilações maiores verificadas no início desde ano, a inflação está sob controle e encerrará 2014 respeitando os limites estabelecidos no âmbito do regime de metas.
 
Habitação – A desaceleração apontada no levantamento do IBGE  incluiu também o setor de habitação. Esse setor apresentou redução de 0,61% em maio para 0,55% em junho, mesmo com expressivas altas na taxa de água e esgoto (0,95%), aluguel residencial (0,84%) e artigos de limpeza (0,92%). 
 
Todos os grupos que compõe a aferição inflacionária apresentaram resultados mais baixos no mês de junho, com exceção dos setores de transportes e despesas pessoais.
 
Benildes Rodrigues com Blog do Planalto 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100